A Xpand IT juntou-se à Cloudera para debater a importância dos dados em plena era da transformação digital. As empresas, que veem o Big Data como um imperativo de negócio, explicaram aos mais de 200 presentes no Fórum Tecnológico Lispolis, no passado dia 19 de abril, como podem as empresas tornar-se cada vez mais data-driven
“Os dados são o novo petróleo”. Esta frase tem estado nas bocas do mundo e tem sido a metáfora que melhor explica a importância que os dados têm para as organizações. Efetivamente, em plena era da transformação digital, onde reina a desmaterialização dos processos de negócio, é necessário perceber o que fazer às enormes quantidades de dados que estão armazenados nas organizações e de que forma estes se poderão traduzir em insights valiosos que podem impulsionar a competitividade das mesmas. Paulo Lopes, CEO da Xpand IT, sublinhou que “por vezes os negócios têm alguma dificuldade em acompanhar o ritmo de mudança da tecnologia”. Perante esta dificuldade, torna-se então fundamental que as empresas adotem soluções que lhes permitam ser mais ágeis e acompanhar o ritmo do panorama tecnológico, que está em constante mutação. Aliado a este fator, também os clientes estão cada vez mais exigentes e esperam das empresas uma oferta à medida das suas necessidades. De facto, tal como sublinhou Wim Stoop, senior technical marketing manager da Cloudera, durante o evento, o marketing personalizado tem um impacto três vezes maior no cliente do que o tradicional, o que enfatiza ainda mais a importância de proporcionar aos clientes campanhas customizadas. Como podem então as empresas entregar aos seus clientes uma mensagem personalizada às suas necessidades? Para Nuno Barreto, partner & Big Data lead da Xpand IT, a resposta assenta em três pilares: data science, fast data e cloud. Embora os dados estejam no centro da disrupção digital, de acordo com a Harvard Business Review, apenas 50% dos dados não estruturados são utilizados pelas empresas. Para Wim Stoop, não vale a pena as empresas possuírem muitos dados se não souberem tirar proveito dos mesmos. Assim, e tendo em conta que os dados da IDC dão conta de que 80% das empresas europeias têm a transformação digital no centro da sua estratégia, é necessário começar a desenhar-se um caminho de amadurecimento da analítica, que dever começar pela nomeação de pessoas dentro das empresas responsáveis pelos dados. Quanto ao papel da tecnologia deste cenário, Wim Stoop frisou a importância dos ecossistemas open source. Segundo o senior technical marketing manager, “nenhum software sozinho consegue responder a todas as necessidades das empresas, enquanto as comunidades open source têm a vantagem de, ao trabalharem de forma articulada, serem mais flexíveis” e, consequentemente, mais eficazes. Esta é a proposta de valor da Cloudera, que permite a articulação das suas soluções com as de outros fabricantes para, desta forma, conseguir abranger o máximo de requisitos das organizações. |