A segunda edição do Analytics e Big Data Forum decorreu no dia 11 de outubro, no Centro Cultural de Belém. O evento deu lugar à partilha de testemunhos de soluções que permitem às organizações o acompanhamento diário dos seus objetivos, encontrar novas oportunidades de negócio, reduzir riscos, reorganizar recursos e melhorar a eficiência operacional
A segunda edição do Analytics & Big Data Forum contou com uma agenda pautada por apresentações focadas em tornar as organizações mais inteligentes, numa altura particularmente desafiante devido ao volume crescente de informação e ao facto de esta ser muito heterogénea. José Oliveira, CEO da BI4All, destacou que os decisores "procuram informação para uma tomada de decisão mais rápida e eficaz" e que o compromisso da empresa está em "transformar dados em bruto em informação". O que distingue a BI4All, de acordo com o seu CEO, é a capacidade para "fazer a fusão entre tecnologia e negócio" e para entregar soluções (de cariz vertical e horizontal) que se adaptam a todas as necessidades dos clientes. "As empresas procuram no mesmo provider soluções de software end-to-end", realçou, deixando um alerta: "Conhecimento é vantagem competitiva". Miguel de Castro Neto, subdiretor da NOVA Information Management School, chamou a atenção para o facto de a analítica não ser o fim da linha - pelo contrário. "A transformação digital vai permitir para que a analítica altere o modelo de negócio das organizações. A analítica estará cada vez mais ao serviço da criação de novas oportunidades". Muito se fala de organizações data-driven, mas que o significa sê-lo? Tomar decisões "no momento certo, com as perguntas certas". No entanto, advertiu, "não existem organizações data-driven se o analytics não estiver integrado de raiz nas organizações". Mas foi de desafios que Miguel de Castro Neto mais falou: o do big data ("dados são factos em bruto"), o das competências (são necessários analistas que percebam de negócio, e não apenas data scientists) e o da gestão dos dados: "Os dados têm de ter qualidade para terem relevância". O Analytics and Big Data Forum contou ainda com um painel de debate - “Como o Analytics e o Big Data ajudam a transformar dados em insights” - onde Andro Moreira (Partner da BI4ALL), Carlos Calado (IT Manager – Supply Chain da Johnson & Johnson), Daniel Cadete (BI Manager da VARO Energy) e Fernando Resina da Silva (Partner da VdA) debateram ideias e deram a sua visão sobre estas temáticas. O advogado da Vieira de Almeida (VdA) realçou que as empresas ainda estão numa fase inicial da transformação digital e que "algumas estão perdidas no processo", que tende a ser um conjunto de ações isoladas. "É importante que as empresas comecem por pequenas experiências". Fernando Resina da Silva deixou a mensagem mais taxativa do dia: "Se as empresas não anteciparem as necessidades do cliente, vão morrer". Carlos Calado, IT manager Supply Chain da Johnson & Johnson, destacou que "analítica sem a predisposição do negócio de nada serve" e que a predisposição que agora se verifica se explica também pelo momento económico. "As empresas estão à procura de crescer", destacou. No caso da Johnson & Johnson, a analítica veio permitir que o supply chain mudasse "os processos e as ações a tomar". O grande motor dos projetos de analítica dentro das organizações é o IT, disse Daniel Cadete, BI Manager da VARO Energy. "O grande bottleneck está na capacidade de o negócio absorver uma solução de analytics. É neste ponto que as empresas devem focar-se e onde a BI4All pode ajudar".
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