O primeiro evento da Data Science Portuguese Association (DSPA) começa esta quinta-feira, dia 6 de setembro, na reitoria da Universidade Nova de Lisboa, e prolonga-se até dia 7
A Insights 2018 apresentará oficialmente a DSPA, enquanto associação, e dará a conhecer os projetos mais inovadores em data science e inteligência artificial (IA), em Portugal e no mundo. O enfoque é a partilha de experiências por parte de quem utiliza a ciência dos dados e as tecnologias cognitivas para ganhar vantagem competitiva. “Não queremos conhecer ‘teoria’, mas sim a experiência concreta de quem desenvolve ou aplica, ou introduz, soluções de data science na sociedade e na economia”, lembra Guilherme Ramos Pereira, diretor executivo da DSPA. O evento tem lugar na reitoria da Universidade Nova de Lisboa, já nos dias 6 e 7 de setembro, e conta com um programa onde não faltam palestras e debates sobre os principais desafios, oportunidades e preocupações afetos à data science e à IA. O programa dará destaque à transformação dos modelos de negócio e de processos em diversas organizações (com demonstrações de casos reais sobre o impacto da data science em empresas como a Bentley-Porsche, a Jaguar, a Land Rover, a Unicage, a Renova e a Die Mobiliar, entre outras). A Insights 2018 contará ainda com sessões onde será demonstrado o impacto da inteligência artificial, machine learning e da Internet of Things em áreas como a agricultura, o desporto e a organização das cidades. Com um total de mais de 30 oradores, a Insights 2018 foi estruturada a pensar numa audiência multidisciplinar: desde estudantes de áreas de ensino que se ‘cruzem’ com data science até profissionais do setor, entidades públicas, empresas prestadoras de serviços e soluções, e empresas de diversos setores de atividade com áreas de negócio em analytics, IA e machine learning. A Insights 2018 tem como main sponsor o Grupo Ageas Portugal (composto pelas marcas Ageas Seguros, Médis, Ocidental e Seguro Directo), que no segundo dia da conferência da autoria do CEO do Grupo e da Ageas Europa Continental, Steven Braekeveldt, que logo no primeiro dia do evento marcará presença no painel de debate “Are the Data Scientists the Future CEOs?”. A Insights 2018 conta ainda com o apoio da Unicage (Platinum Sponsor), da Axians, Closer, Gstep e Microsoft (Gold Sponsors) e da KPMG, Microstrategy e Rumos (Silver Sponsors). A IT Insight é media partner da Insights 2018. |