As marcas Audi e Volkswagen estão atualmente a testar o estacionamento autónomo no aeroporto de Hamburgo, para implementação em veículos de produção em série a partir de 2020
A experiência de estacionamento autónomo do grupo Volkswagen começa logo a partir de casa dos utilizadores: estes podem reservar um espaço de estacionamento no aeroporto de Hamburgo através de uma app, sendo que à chegada ao aeroporto basta simplesmente deixarem o carro na entrada do estacionamento. Tudo o resto é realizado automaticamente: o veículo procura um espaço de estacionamento gratuito – se necessário, numa estação de carregamento elétrico –, com base num mapa do estacionamento. Está previsto que este sistema esteja disponível para os primeiros clientes em vários andares de estacionamentos selecionados, a partir do início da próxima década. A orientação é fornecida aos veículos por marcadores pictóricos instalados no parque de estacionamento, uma abordagem que pode ser usada em praticamente qualquer estacionamento. Enquanto o dono do veículo estiver ausente, as encomendas que ele espera são entregues no porta-bagagens do veículo e o serviço de lavandaria realiza a entrega das roupas diretamente no veículo. Ao regressar, o condutor envia uma breve mensagem através da app e, pouco tempo depois, o veículo está pronto para ser conduzido para casa, encontrando-se parado na saída do parque. A faturação é rápida e sem filas na máquina de pagamento, efetuando-se também através da aplicação. Essa integração de serviços focados no utilizador está a apontar o caminho para o futuro da mobilidade. A cooperação neste projeto é igualmente de definição de tendências. “O projeto-piloto de estacionamento autónomo noaeroporto de Hamburgo faz parte da parceria estratégica de mobilidadeentre o Grupo Volkswagen e a cidade de Hamburgo. O objetivo comum
Segurança no topo das prioridadesO Grupo Volkswagen irá expandir o estacionamento autónomo em etapas, com prioridade máxima na segurança. Página 3 de 4 No. 8/2018 Na primeira fase, será possível utilizar o estacionamento autónomo em parques de estacionamento com vários andares, num fluxo de tráfego exclusivo, ou seja, em áreas separadas do parque de estacionamento, inacessíveis às pessoas. A próxima etapa será a operação em tráfego misto, ou seja, veículos estacionados e movimentados de forma autónoma nas mesmas áreas do estacionamento, como carros com condutores. Os veículos com a função de estacionamento autónomo serão todos equipados com um sistema de reconhecimento de ambientes ativos. Como tal, serão capazes de reconhecer objetos e reagir de acordo, seja contornando-os, travando ou imobilizando-se completamente. Para isso, os veículos são equipados com um conjunto de sensores, incluindo, por exemplo, ultrassons, radares e câmaras. Os dados são processados numa unidade de controlo central localizada no veículo. Para o Grupo, este projeto representa uma aposta na mobilidade do futuro, onde novas soluções de mobilidade irão emergir e alterar o papel tradicional do construtor automóvel, puramente orientado para a vertente da engenharia. “O nosso objetivo é criar veículos autónomos que facilitem a mobilidade para todos, e que possibilitem às pessoas mais tempo e qualidade de vida, além de melhorar muito a segurança nas estradas. O estacionamentoautónomo é um marco no caminho para atingir essa meta”, comenta Johann Jungwirth. |