Utilização de apps móveis em risco com aumento de assistentes de IA

A queda do uso de aplicações móveis está relacionada com o aumento da utilização dos assistentes de inteligência artificial que poderão substituir muitas funções das aplicações tradicionais

Utilização de apps móveis em risco com aumento de assistentes de IA

Segundo a Gartner, a utilização de aplicações móveis vai diminuir 25%, até 2027, devido ao aumento do uso de assistentes de inteligência artificial (IA). Os utilizadores de smartphones vão começar a utilizar cada vez mais assistentes de IA, como o Apple Intelligence, ChatGPT, Google Gemini, Meta AI e outros, para substituir as aplicações em diversas funções.

Além do impacto dos assistentes de inteligência artificial, as aplicações vão começar a ser agrupadas em marcas e empresas distintas, criando parcerias e consórcios de aplicações móveis para chegar a mais utilizadores por aplicação e reduzir o custo de criação e manutenção.

De acordo com o CMO Spend Survey 2024 da Gartner, realizado a 395 inquiridos entre fevereiro e março de 2024, os Chief Marketing Officers (CMO) alocaram, em média, quase um quarto do seu orçamento de marketing digital para pesquisa. Além dos utilizadores finais que visitam diretamente um site, a pesquisa gera atualmente mais tráfego para os sites de uma empresa comercial do que qualquer outra fonte de referência. A perda de tráfego impulsionado pela pesquisa devido a alterações algorítmicas dos principais motores de pesquisa teria um impacto comercial negativo e tangível para qualquer empresa.

Os CMO vão ter de orientar as equipas para contratar talentos com uma forte compreensão de como a IA generativa, e influências mais amplas da IA, afetam o desempenho do seu conteúdo nos algoritmos de pesquisa”, refere Emily Weiss, Senior Principal da Gartner Marketing Practice. “Será importante melhorar as competências da função através do investimento em talentos de pesquisa e conteúdo com conjuntos de competências de IA. Estes associados necessitam de ter familiaridade com a criação ou otimização de conteúdo para treinar e classificar dentro dos algoritmos de pesquisa em evolução”.

Segundo o inquérito, desde 2022 as redes sociais pagas mantiveram maior parte do orçamento para todos os gastos com meios digitais. Em 2024, os líderes de marketing B2C reportaram que destinaram 14,3% do orçamento dos canais digitais para publicidade em redes sociais, um aumento de 12,3% em comparação com 2023.

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