O estudo revela que sete em cada dez alunos referem que as suas universidades deveriam rever e alterar a sua estratégia digital em relação à gestão académica. Cerca de um terço dos estudantes consideram que os sistemas de gestão académica não respondem às suas expetativas, e por isso estão menos inclinados a recomendar a sua universidade a terceiros.
Os dados recolhidos pela Unit4 pretendem avaliar até que ponto a disponibilização de uma boa experiência digital junto dos alunos do ensino superior contribui para aumentar as vantagens competitivas das instituições, e quais as perceções dos alunos em relação às ofertas digitais oferecidas pelas suas universidades a nível de gestão académica.
Este estudo foi conduzido pela DJS Research em março e abril de 2016, junto de uma base de 2 mil alunos do ensino superior, a tempo integral e a tempo parcial, nos EUA, Canadá, Reino Unido, França, Alemanha, Benelux, Singapura, Austrália e Nova Zelândia.
Os resultados deste estudo demonstram que a opinião dos alunos sobre a sua universidade é transversal a todos os países inquiridos. Globalmente, 44% dos auscultados afirmaram que a gestão académica é pouco ou nada digital, sendo que 39% apontaram que a gestão académica é de tal modo complexa que acabaram por ter um tempo reduzido para estudar. Quase metade (47%) dos estudantes referiram que esperavam que o sistema de informação académica das suas universidades fosse mais fácil de gerir, sobretudo tendo em conta os elevados valores de propinas que pagam.
Falta de soluções digitais atuais desmotiva estudantes
A Unit4 concluiu ainda que a ausência de soluções digitais modernas tem um impacto negativo direto na perceção que os estudantes têm das suas universidade. Cerca de 47% afirmaram que teriam uma experiência melhor se as interações fossem mais digitais e 41% revelaram que estariam mais inclinados a recomendar favoravelmente a universidade que frequentam se a interação digital fosse melhor. Um quarto dos inquiridos possuem uma opinião pouco favorável sobre as suas universidades, porque os sistemas de gestão de informação académica de que estas dispõem são pobres.
Um terço dos estudantes consideram que há papel a mais, e revelaram que ficam frustrados com o volume e a complexidade dos processos administrativos. Os inquiridos manifestaram-se particularmente insatisfeitos com a gestão dos apoios financeiros, dos processos de mudança de curso, transferência e reingresso, e com a comunicação com os seus orientadores académicos. Foram também apontadas como outras áreas a melhorar: a gestão dos graus académicos e dos diplomas conferidos, o pagamento de propinas e outras despesas académicas, bem como os processos de admissão.
“Os resultados do estudo são convergentes com as preocupações que os nossos clientes nos reportam. Tipicamente, alunos, faculdades e funcionários confrontam-se nos seus campus com sistemas obsoletos e difíceis de utilizar, sobretudo porque há mais de uma década que o mercado dos Sistemas de Gestão de Informação Académica (SIS) não conhecia nenhuma inovação efetiva. Os sistemas de gestão académica que estão atualmente instalados nas instituições de ensino possuem em média cerca de 13 anos", afirma Jami Morshed, VP of the Global Center of Excellence for Education da Unit4. “E é por isso que tem havido tanta procura pelo nosso novo sistema de gestão académica de próxima geração - Unit4 Student Management System. É um sistema muito mais abrangente e simples de utilizar do que qualquer outro dos anteriormente disponibilizados no mercado. As Universidades debatem-se com uma concorrência feroz pela captação e retenção dos alunos. Aquelas que abraçarem a transformação digital e forem capazes de oferecer uma experiência digital semelhante àquela que os utilizadores esperam obter das aplicações disponíveis na tecnologia de consumo, com acesso a partir de todo o tipo de dispositivos, e que adicionalmente permitam aos estudantes gerirem todo o seu ciclo de vida académica, irão destacar-se das outras".
Alunos desejam ter aplicação única dirigida à gestão académica
Quando questionados sobre o tipo de experiência que gostariam de ter, 87% dos alunos revelaram que gostariam de ter acesso a uma única aplicação acessível a partir de qualquer dispositivo e que lhes permitisse gerir todo o seu ciclo de vida académica. Mais de 8 em cada 10 dos estudantes inquiridos afirmaram que ficariam mais satisfeitos se a sua universidade implementasse um único sistema de informação de gestão académica integrado. Da mesma forma, 87% consideraram que seria útil ter uma aplicação que mostrasse a sua atual posição e evolução na obtenção do seu grau académico. Esta aplicação foi também considerada crítica para ajudar os alunos a manterem-se informados.
|