Um tribunal da União Europeia decidiu que a Meta deve restringir a utilização de dados pessoais para publicidade direcionada no Facebook
De acordo com uma deliberação de um principal da União Europeia (UE) no final da última semana, a Meta deve restringir a utilização de dados pessoais recolhidos pelo Facebook para publicidade direcionada. Um ativista de privacidade de dados, Max Schrems, levou o caso até a um tribunal austríaco que, por sua vez, pediu parecer ao Tribunal de Justiça da União Europeia que, na última sexta-feira, concordou com o ativista. O Tribunal de Justição da União Europeia refere que “uma rede social online como o Facebook não pode utilizar todos os dados pessoais obtidos para efeitos de publicidade direcionada, sem restrição temporal e sem distinção quanto ao tipo de dados”. Os juízes disseram que o princípio da minimização de dados ao abrigo das regras de privacidade da UE, conhecido como Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD), estabelece isso mesmo. Na sua resposta, a Meta afirmou que investiu mais de cinco mil milhões de euros para incorporar privacidade nos seus produtos e que não utiliza categorias especiais de dados que os utilizadores fornecem para personalizar anúncios, enquanto os anunciantes não estão autorizados a partilhar dados sensíveis. |