União Europeia indica que 19 empresas específicas se tornaram “sistematicamente relevantes” e que têm a “especial responsabilidade de tornar a Internet mais segura”
Thierry Breton, Comissário Europeu para mercados internos, indicou que 19 plataformas digitais têm de tomar ações para tornar a Internet mais segura. A regulação – conhecida como Digital Services Act – leva a que as empresas da área tenham de fazer gestão de risco, conduzir auditorias internas e externas, partilhar dados com autoridades e investigadores e adotar um código de conduta até agosto. As 19 plataformas incluem o Google Maps, Google Play, Google Search, Google Shopping, YouTube, Facebook, Instagram, Amazon, Apple App Store, LinkedIn, Bing, Booking.com, Pinterest, Snapchat, TikTok, Twitter, Wikipedia, Zalando e AliExpress. Citado pela Reuters, Breton afirmou que “consideramos que estas 10 plataformas online e motores de busca se têm tornado sistematicamente relevante e têm responsabilidades especiais em tornar a Internet mais segura”. Assim, as empresas que detém estas 19 plataformas terão de combater a desinformação, dar mais proteção e escolhas aos utilizadores e assegurar uma proteção mais forte para crianças ou arriscam-se a multas que podem chegar a 6% do seu turnover mundial. O Comissário referiu, ainda, que está a olhar para outras quatro ou cinco empresas para determinar se entram, ou não, no Digital Services Act. A decisão é esperada nas próximas semanas. |