UE anuncia mais 50 mil milhões de euros para IA. Investimento atinge os 200 mil milhões

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciou, na Cimeira da IA, mais investimentos para o desenvolvimento da tecnologia, numa altura em que a União Europeia reforça a necessidade de equilibrar regulamentação e inovação

UE anuncia mais 50 mil milhões de euros para IA. Investimento atinge os 200 mil milhões

Durante o segundo dia da Cimeira de Ação sobre Inteligência Artificial, em Paris, a Comissão Europeia anunciou um novo investimento de 50 mil milhões de euros para reforçar a ambição da região no setor da inteligência artificial, elevando para 200 mil milhões de euros o total mobilizado para esta tecnologia.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, reforçou a aposta europeia no desenvolvimento da tecnologia com novos compromissos financeiros que rondam os milhares de milhões de euros, sublinhando que os fundos serão direcionados para tecnologias industriais e de missão crítica.

No seu discurso, von der Leyen anunciou a iniciativa InvestAI, um programa de 50 mil milhões de euros destinado a impulsionar a inovação e facilitar o acesso das empresas à IA. Além disso, sublinhou os 150 mil milhões de euros já anunciados no primeiro dia do evento que fazem parte da European AI Champions Initiative, uma aposta clara da Europa na inteligência artificial que conta, não só com investimento público, mas também com o envolvimento do setor privado. “Assim, pretendemos mobilizar um total de 200 mil milhões de euros para investimentos em IA na Europa”, confirmou a presidente da Comissão Europeia.

Ursula von der Leyen destacou ainda a rápida expansão da infraestrutura dedicada à IA na Europa, referindo que, nos últimos meses, foram criadas 12 fábricas especializadas, que receberão um investimento adicional de dez mil milhões de euros. A presidente classificou este esforço como “o maior investimento público em IA no mundo” e enfatizou o papel dos supercomputadores europeus como ferramentas importantes para acelerar a modernização das empresas na região.

Segundo a Reuters, o evento também ficou marcado pelo anúncio de compromissos financeiros que totalizam os 109 mil milhões de euros, mobilizados pela França. Entre os investimentos revelados na cimeira, destaca-se o plano da empresa de investimentos canadiana Brookfield, que prevê a aplicação de 20 mil milhões de euros em projetos de IA no país, assim como o financiamento dos Emirados Árabes Unidos, que poderá atingir os 50 mil milhões de euros nos próximos anos.

A Europa, que quer afirmar-se como um polo estratégico no desenvolvimento da inteligência artificial, pretende equilibrar inovação com regulamentação. Esta posição ficou evidente em Paris – durante a Cimeira de IA, que reúne líderes políticos e empresariais para debater o impacto desta tecnologia – com a União Europeia a defender uma abordagem que combine regras claras e incentivos ao setor.

Foi essa a mensagem da European Union's digital chief Henna Virkkunen que, de acordo com a Reuters, garantiu que Bruxelas vai simplificar as regras, com o objetivo de as implementar de maneira a favorecer os negócios, numa altura em que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, revogou a ordem executiva de Biden com o objetivo de aumentar a competitividade dos EUA. Para evitar que as empresas europeias fiquem em desvantagem, a UE precisa de adotar uma abordagem mais flexível e assegurar a sua competitividade na corrida da IA.

Assim, com o objetivo de acelerar a adoção da tecnologia e fortalecer a competitividade da região, cerca de 60 organizações, uniram-se na já referida acima European AI Champions Initiative, de acordo com o site oficial da iniciativa. Liderada pela empresa de investimentos General Catalyst, a iniciativa mobilizou 150 mil milhões de euros em compromissos financeiros, criando uma aliança entre empresas tecnológicas, industriais e instituições financeiras.

Segundo a Reuters, entre as empresas que aderiram estão a Airbus, ASML, Siemens, Infineon, Philips, Mistral e Volkswagen. Von der Leyen destacou a importância deste esforço conjunto entre os setores público e privado, sublinhando que este investimento reforça a ambição da Europa em liderar o desenvolvimento da IA a nível global.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 53 Janeiro 2025

IT INSIGHT Nº 53 Janeiro 2025

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.