Novo estudo da BCG diz que maioria das empresas não consegue atingir objetivos de transformação digital, embora 94% tenham a ambição de obter resultados significativos e rápidos
Embora 94% das empresas tenha grandes ambições de obter resultados significativos e rápidos através das suas transformações digitais, a maioria não consegue atingir os objetivos. Os dados são revelados no estudo “Mind the Tech Gap”, da Boston Consulting Group (BCG), que nota que apesar das perspetivas adversas acerca da economia mundial, 60% das empresas ainda planeia aumentar os seus investimentos em tecnologia e digital em 2023 em comparação com 2022. Mais, o estudo conclui que a transformação dos modelos de negócio e a sustentabilidade as duas principais áreas para investimentos futuros. “Muitos CEO estão a enfrentar o desafio de como implementar a sua estratégia de negócio via transformações digitais”, afirma Christoph Schweizer, CEO da BCG. Com base numa amostra de 2.700 executivos de 13 países diferentes, o estudo revela que os cinco principais desafios na execução de transformações digitais são:
Além disso, os inquiridos expressaram preocupações e desafios com os seus ecossistemas de parceiros e fornecedores de tecnologia. Cerca de 85% aponta a coordenação complexa de fornecedores, 75% a oferta de soluções indiferenciadas e 70% a falta de ajuda na priorização das etapas da transformação. Sylvain Duranton, líder global da BCG X – nova unidade híbrida de desenvolvimento e design tecnológico – partilhou: "O nosso estudo mostra com clareza que a maioria das empresas está a ter desafios para obter resultados das suas transformações digitais e está a enfrentar desafios com os seus parceiros tecnológicos e fornecedores”. |