Branded Content

Transformação Digital na Educação

A aprendizagem social é crucial para a experiência do aluno de hoje

Transformação Digital na Educação

As conversas sobre a transformação digital podem rapidamente focar-se nas tecnologias facilitadoras. Mas a transformação digital na educação não significa exclusivamente adicionar novas plataformas, tecnologias sem fio ou equipamentos. Trata-se da transformação do campus — usando tecnologias digitais para melhorar a maneira como os alunos aprendem, interagem com os docentes e não docentes e colaboram, criando uma melhor experiência global de aprendizagem. Os alunos de hoje são nativos digitais que cresceram usando múltiplas redes sociais e dispositivos móveis. Eles esperam uma experiência contínua e conectada onde quer que estejam, com as informações de que precisam sempre e, literalmente, na ponta dos dedos. As abordagens tradicionais em que cada departamento de uma escola oferece diferentes opções de aprendizagem, mecanismos de comunicação e experiências não se encaixam nos seus estilos ou expectativas de educação. Eles acham essas soluções em silos confusas, complicadas e isoladoras, o que diminui seu potencial de sucesso educacional.

Com a experiência do aluno no centro, uma abordagem colaborativa e holística em todo o campus para a transformação digital alinhará todas as decisões tecnológicas com os objetivos académicos. Isso permite que as escolas ofereçam os benefícios da aprendizagem social, auxiliando na saúde mental e no bem-estar dos alunos, bem como eliminando potenciais barreiras ao sucesso dos alunos.

A aprendizagem social é baseada em uma teoria proposta pelo professor de psicologia Albert Bandura. Ele postula que os alunos aprendem combinando estilos de aprendizagem visual, auditivo e cinestésico para entender novos conceitos, reter conhecimento e aplicar o que aprenderam. A natureza colaborativa da aprendizagem social permite que os alunos alcancem maior sucesso académico.

Cinco passos para uma melhor experiência estudantil

1. Tornar as iniciativas de recrutamento mais interativas e envolventes

Ferramentas como sites habilitados para chatbot que são envolventes, interativos e personalizados, oferecem uma grande oportunidade para que os alunos em potencial naveguem com sucesso no processo de inscrição e tenham uma noção real de como é estar no campus, interagindo virtualmente com alunos e professores ou, envolver-se em atividades.

2 - Procurar oportunidades para melhorar proativamente a retenção de alunos

Por meio de tecnologias de análise de dados, pode-se identificar e ajudar alunos com dificuldades, oferecendo suporte personalizado que permite que os alunos se destaquem e, por sua vez, aumentem as taxas de retenção no ensino.

3 - Criar uma verdadeira comunidade no campus

O uso de uma plataforma de colaboração comum permite muitos benefícios, criando uma comunidade onde todos se sentem conectados, além de apoiar cada aluno academicamente. Uma plataforma centrada no aluno que oferece suporte de aprendizagem social é uma boa maneira de construir uma comunidade em todo o campus. Os alunos podem usar a plataforma para: Interagir uns com os outros e colaborar nas aulas, trocar ideias e informações com professores, receber as últimas notícias do departamento e da escola e aceder a informações sobre recursos do campus, clubes, grupos e atividades.

4 - Apoiar diferentes estilos e locais de aprendizagem

Uma lição que aprendemos com a pandemia é que os alunos querem escolha. Assim, as universidades agora precisam oferecer ensino híbrido, presencial ou totalmente remoto, para atender às necessidades de todos os alunos. No entanto, ao oferecer ensino híbrido e remoto, os educadores precisam garantir ainda, que estão incentivando e promovendo a colaboração dos alunos, fazendo tudo ao seu alcance para garantir que os alunos nunca se sintam isolados ou solitários. É essencial integrar com as plataformas de LMS, soluções de comunicação em tempo real como por exemplo o RainbowTM Classroom. Criando salas de aula virtuais, geridas e controladas pelos professores, onde os alunos se podem ligar a partir de qualquer lugar e dispositivo.

5 – Manter a ligação com os ex-alunos

As tecnologias podem ser usadas para ajudar os alunos a permanecerem conectados uns com os outros e com a universidade após a graduação. Podendo tornarem-se embaixadores de longo prazo da escola e de seus programas.

Colocar o aluno no centro da estratégia de transformação digital de qualquer escola e focar nas suas necessidades, agora e no futuro, é uma das melhores maneiras de capacitar o sucesso do aluno. Os alunos serão mais bem-sucedidos, enquanto a escola ganha uma vantagem competitiva, levando a melhores taxas de retenção e uma comunidade de ex-alunos envolvida que ajuda a impulsionar o crescimento contínuo.

 

Conteúdo co-produzido pela MediaNext e pela Alcatel-Lucent Enterprise

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 52 Novembro 2024

IT INSIGHT Nº 52 Novembro 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.