Novo estudo da ACEPI identifica principais economias na área do comércio eletrónico e de maior adesão aos produtos nacionais, incluindo os 20 principais países-alvo e 6 categorias de produto mais populares
A Associação da Economia Digital (ACEPI) revelou as principais conclusões do seu Estudo "Top 20 Principais Economias na área do comércio eletrónico e de maior potencial de adesão aos produtos nacionais". Reino Unido, EUA, França, China, Espanha e Alemanha destacam-se como os 5 principais mercados alvo e com maior potencial de adesão a produtos nacionais através do Digital. Este estudo, realizado no âmbito do Projeto Norte Digital da ACEPI e comissionado pela ACEPI à empresa mundial especialista em estudos de mercado IDC, teve em conta que a exportação de bens (excluídos os serviços) em Portugal ultrapassou os 50 mil milhões de euros, o equivalente a 26% do PIB e tem como objetivos aferir o estado da economia digital global – com especial atenção para os mercados que sejam mais relevantes ou tenham maior potencial para as PME portuguesas – ser um instrumento de apoio às empresas que pretendam apostar na economia digital e selecionar os principais mercados alvo. O Estudo "Top 20 Principais Economias na área do comércio eletrónico e de maior potencial de adesão aos produtos nacionais" identifica também as tipologias de produtos, em particular aqueles associados à indústria de produtos transacionáveis, como sejam aqueles referentes a vestuário, calçado e acessórios, têxteis, mobiliário e decoração, produtos alimentares entre outros, e tem em conta nomeadamente os seguintes domínios na caracterização dos mercados em análise: Utilização da Internet; Nível de compras online; Meios de pagamento mais utilizados; Condições de distribuição e serviços postais; Utilização de tecnologias nas empresas; Legislação e regulação; Fiscalidade; Maturidade da Economia Digital; e Exportação de produtos a partir de Portugal. As 20 economias com maior potencial de adesão a produtos nacionais através do Digital, foram identificadas de acordo com os seguintes critérios:
Por ordem alfabética, os países Top 20 são: Alemanha, Austrália, Bélgica, Brasil, Canadá, China, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Índia, Itália, Japão, Marrocos, Polónia, Reino Unido, Suécia, Suíça, Turquia e Rússia, os quais representam cerca de 80% do PIB e 55% da população mundiais.
Categorias de produtos com potencial de adesão a produtos nacionais através do DigitalCategorias de produtos mais vendidos online, nos 20 países considerados:
Coletivamente, estas categorias representam mais de 15,9 mil milhões de euros - 32% do total de exportações de bens. |