Sandra Alvarez, Managing Director da PHD Media, e Carolina Afonso, Diretora de Marketing da Konica Minolta, abordam a importância do curso Leading Digital Strategy do ISEG Executive Education para quem quer ter vantagens competitivas através de processos de transformação digital e Customer Centric
Qual é a importância de uma estratégia global digital para as organizações? Sandra Alvarez – Com a constante e rápida evolução tecnológica a que as empresas estão expostas, principalmente pela mudança de comportamento dos consumidores, que têm no digital um dos seus mais importantes touchpoints com as marcas, urge a necessidade de compreender, organizar e implementar processos de transformação digital. As organizações estão a passar por um processo de transformação digital. Quão importantes são as valências humanas nesta transformação? Carolina Afonso – A principal valência necessária tem a ver com competências que intersetam a gestão e a tecnologia. Ter tecnologia dentro das organizações por si só não é suficiente, é preciso saber gerir a transformação e a mudança, sobretudo nas pessoas, um ativo essencial para o sucesso da estratégia digital. É preciso dotá-las de novos skills e atrair e reter talento nas organizações. É preciso também simplificar processos e automatizá-los de forma a que as organizações sejam eficazes e assim se mantenham lucrativas. A transformação digital pressupõe o equilíbrio destas três valências essenciais: tecnologia, processos e pessoas. Qual é - e deve ser - o papel da academia neste contexto de valências humanas associadas aos processos de transformação digital? Carolina Afonso – A transformação digital está assente em tecnologia, pessoas e processos. Dada a velocidade que caracteriza a era em que vivemos, uma das grandes dificuldades identificadas pelos profissionais desta área está associada à necessidade constante de aprendizagem de novos conceitos. A academia pode ajudar os gestores nesta jornada, na medida em que existem modelos e frameworks avançados derivados da investigação científica aplicada em contexto empresarial que pode atuar como um facilitador desta transformação. O ISEG Executive Education lançou uma formação executiva intitulada Leading Digital Strategy. Quais são os principais objetivos desta formação? Sandra Alvarez – Este novo curso Leading Digital Strategy tem como objetivo compreender, organizar e implementar a Transformação Digital de uma empresa. Ao longo de 40 horas de aulas serão apresentadas as diferentes fases de uma estratégia de negócio e de marketing para preparar os gestores para o processo de transformação digital. No final deste curso os participantes deverão conseguir responder a perguntas como: Como poderei reinventar a estratégia e o marketing da minha empresa, com base nas ferramentas digitais? Como utilizar a informação e o big data para obter vantagens competitivas? Como comunicar eficazmente online? De que valências humanas e tecnológicas necessitamos para um processo de Transformação Digital? A quem se destina esta formação executiva de Leading Digital Strategy? Sandra Alvarez – Este curso destina-se aos quadros que coordenam departamentos como Business Management, Marketing, Business Development e Comunicação. Este curso tem uma parceria com a Google e a Konica Minolta. De que maneira é que estas parcerias impactam o curso? Carolina Afonso – O curso inclui uma imersão em Madrid, que conta com sessões de trabalho na Google e na Konica Minolta. A Google já nasceu na era digital, sendo, portanto, uma empresa "nativa digital". A Konica Minolta é um exemplo de uma empresa multinacional japonesa com 150 anos de história e que está a fazer a sua transformação digital. Os alunos do curso terão oportunidade de conhecer em profundidade ambos os case studies e enriquecer, através da metodologia "learn by doing", os conhecimentos adquiridos no curso.
Conteúdo co-produzido pela MediaNext e pelo ISEG Executive Education |