O acompanhamento em tempo real do processo de entrega e os cacifos inteligentes são duas das três tendências que, segundo a Bloq.it, definem o futuro da entrega de encomendas do e-commerce
Perante o crescimento das compras online e o consequente aumento dos desafios nos processos de entrega das encomendas, a startup portuguesa Bloq.it aponta três tendências a ter em conta para que, segundo a empresa, “possam entregar os seus produtos aos consumidores, através de um processo eficaz e acompanhando as exigências emergentes dos clientes nesta nova era tecnológica”. Num primeiro ponto, a Bloq.it destaca que o acompanhamento em tempo real é essencial para os clientes durante o processo de entrega. Atualmente, os estafetas já conseguem partilhar com o consumidor o estado de cada encomenda, sempre que surgem novos desenvolvimentos, havendo, no entanto, ainda dificuldade em manter esta comunicação transparente em todas as fases. Face a isto, a tendência passará, cada vez mais, por uma visão completa das condições da encomenda, com a inclusão de dados como a temperatura ou rotas exatas, possível através da Internet das Coisas e que permite que o consumidor tenha acesso ao máximo de informação. Em segundo lugar, tradicionalmente, os estafetas e serviços de entrega são externos às empresas, o que está a mudar. Cada vez mais, os retalhistas deverão optar por ter estafetas na sua frota interna, começando a ter opções de estafetas internos, de modo a conseguirem obter um melhor controlo do processo de entregas, através de um modelo híbrido. Finalmente, a empresa acredita que os smart lockers, ou cacifos inteligentes, serão cada vez mais uma solução para o último momento do processo, já que podem ser considerados pontos de recolha de encomendas mais eficientes, permitindo ao cliente recolher a encomenda a qualquer momento. |