Tecnologias disruptivas consideradas críticas para estratégia corporativa

Segundo a Gartner, tecnologias como analítica, IA e automação vão ser críticas para o sucesso dos negócios nos próximos dois anos para 79% dos estrategas corporativos

Tecnologias disruptivas consideradas críticas para estratégia corporativa

Num novo estudo da Gartner, 79% dos estrategas corporativos disseram que tecnologias como analítica, IA e automação vão ser críticas para o sucesso do negócio nos próximos dois anos. Os inquiridos afirmam que, em média, 50% das atividades de planeamento e execução estratégica poderiam ser parcialmente ou totalmente automatizadas; segundo a Gartner, atualmente, apenas 15% o são. 

Alavancar analítica e IA para decisões estratégicas mais eficientes e perspicazes é um dos maiores desafios e oportunidades que os estrategas corporativos enfrentam este ano”, disse David Akers, diretor de investigação da Gartner. “Durante anos, os estrategas disseram aos seus negócios: se se quer manter competitivo e eficaz, precisa de se tornar digital. Agora, parecem prontos para aplicar essa orientação nos seus próprios fluxos de trabalho”, acrescentou. 

A investigação, conduzida entre outubro do ano passado e abril de 2023 em várias regiões globais, indica que, apesar de a maioria dos estrategas corporativos estar a usar analítica descritiva e de diagnóstico, menos de metade utiliza ferramentas mais avançadas como analítica preditiva, prescritiva ou gráfica. 

Da mesma forma, apenas 20% dos estrategas relataram utilizar ferramentas relacionadas com a IA, como machine learning ou natural language processing, para a sua função. Contudo, uma grande percentagem de líderes de estratégia disse estar a testar as ferramentas ou a explorar opções de uso. Por exemplo, 51% disseram que estão a investigar machine learning e 45% disse o mesmo relativamente a analítica preditiva. 

Um dos maiores obstáculos à implementação é o estabelecimento de um caso de uso claro para as novas tecnologias, um dos três principais desafios relatados por 52% dos inquiridos. “Há várias razões para isso. Os estrategas enfrentam um mercado desconhecido de fornecedores, têm muitas opções para escolher e têm pouco precedente para construir”, disse David Akers.

Grande parte da tecnologia avançada que os estrategas pretendem implementar está a ser utilizada com sucesso noutros lugares. Para criar um caso de negócio sólido, a Gartner recomenda primeiro mapear a funcionalidade existente para necessidades específicas e, depois, considerar como priorizar os diferentes casos de uso que a tecnologia avançada pode oferecer, fazendo perguntas sobre a finalidade, o impacto e a adequação das novas ferramentas.

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