Uma empresa pode ser descrita como uma organização que produz bens e/ou serviços para a satisfação das necessidades dos seus clientes e com a finalidade de obtenção de lucro para os seus acionistas
Mas o seu papel é muito mais vasto. As empresas têm uma responsabilidade para com os seus colaboradores, como a proteção do ambiente ou a ética empresarial, e uma responsabilidade para com o desenvolvimento da sociedade em que se inserem. Foquemos neste último. Prestando suporte continuado à operação de tantos sistemas críticos e participando em grandes projetos de transformação digital, que nos anos recentes decorreram em muitas das maiores organizações do setor privado em Portugal, a DXC contribui para o desenvolvimento do país, entendendo que muitas destas organizações fazem parte de segmentos críticos, como os setores da banca e seguros, da energia ou do retalho, entre outros. Colaborando com o programa UPSKILL, que dá oportunidade às pessoas de se requalificarem com competências digitais, a DXC está a abrir novas oportunidades aos seus participantes. Através do programa escolar IBERIA CODES, a DXC procura despertar desde cedo o interesse dos jovens para os temas das ciências, tecnologia, engenharia e matemática (STEM). Ao abrir centros de competências e de dados em cidades como Fundão e Évora, a DXC está a apoiar o desenvolvimento destas regiões. Mas contribuir para o desenvolvimento do serviço público é talvez o mais crítico de todos, dado que é um serviço que se pretende acessível para qualquer cidadão, que serve de suporte e regulação ao desenvolvimento das atividades de cidadãos e empresas e que pretende proporcionar valor a todas as camadas da população. As tecnologias digitais são um impulsionador deste desenvolvimento: os governos sabem disso, estão a transformar os seus serviços e têm o exemplo do setor privado que tem sido pioneiro nesta área. Com advanced analytics pode-se conhecer melhor as necessidades dos cidadãos e personalizar serviços. Com automação (RPA - Robot Process Automation) e inteligência artificial podem- se libertar recursos humanos para tarefas de maior valor. Através de uma eficiente gestão de operações de IT e recurso a Cloud Computing podem-se obter ganhos de produtividade e poupança de recursos. O redesenho de arquiteturas permite modernizar e simplificar e o investimento em cibersegurança é fundamental para assegurar a proteção dos dados e a confiança nos sistemas e serviços governamentais. A DXC colaborou com o governo de Itália, dos primeiros países europeus a iniciar a disponibilização de serviços na cloud, permitindo mais agilidade e o aumento da sua capacidade. Um outro exemplo é o suporte que a DXC presta à segurança das infraestruturas nacionais críticas no setor das águas no Reino Unido, com um Centro de Operações de Segurança (SOC) com capacidades 24x7 de gestão de incidentes de segurança e eventos (SIEM). Fazendo uso de cloud pública e desenvolvimento ágil, a DXC desenvolveu em menos de 2 semanas a solução que permitiu a gestão dos fundos de apoio às empresas afetadas pela COVID-19, no âmbito do programa Corona Hinderpremie do Governo da Flandres. A pandemia da COVID-19 veio abrandar o desenvolvimento económico em todo o mundo, mas, se podermos identificar algo de positivo neste contexto, tal terá sido o avanço em termos de digitalização das sociedades. Telemedicina, ensino à distância, trabalho remoto. No setor público diminuíram as barreiras para o serviço digital, caminho que em Portugal já se tinha iniciado, mas que saiu reforçado. Os cidadãos exigem mais serviço digital, procurando serviço equivalente ao que encontram no setor privado e este caminho não tem mais retorno. Contribuir para a melhoria do serviço público é permitir maior celeridade, menor erro e menores custos de contexto. É melhorar a saúde e a educação, proporcionar melhores transportes, turismo, agricultura e melhores negócios, com menores custos e mais produção de riqueza. É sem dúvida contribuir para a melhoria de uma sociedade e de um país.
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