Branded Content

Tecnologias digitais para um melhor serviço público

Uma empresa pode ser descrita como uma organização que produz bens e/ou serviços para a satisfação das necessidades dos seus clientes e com a finalidade de obtenção de lucro para os seus acionistas

Tecnologias digitais para um melhor serviço público

Mas o seu papel é muito mais vasto. As empresas têm uma responsabilidade para com os seus colaboradores, como a proteção do ambiente ou a ética empresarial, e uma responsabilidade para com o desenvolvimento da sociedade em que se inserem. Foquemos neste último.

Prestando suporte continuado à operação de tantos sistemas críticos e participando em grandes projetos de transformação digital, que nos anos recentes decorreram em muitas das maiores organizações do setor privado em Portugal, a DXC contribui para o desenvolvimento do país, entendendo que muitas destas organizações fazem parte de segmentos críticos, como os setores da banca e seguros, da energia ou do retalho, entre outros.

Colaborando com o programa UPSKILL, que dá oportunidade às pessoas de se requalificarem com competências digitais, a DXC está a abrir novas oportunidades aos seus participantes. Através do programa escolar IBERIA CODES, a DXC procura despertar desde cedo o interesse dos jovens para os temas das ciências, tecnologia, engenharia e matemática (STEM). Ao abrir centros de competências e de dados em cidades como Fundão e Évora, a DXC está a apoiar o desenvolvimento destas regiões.

Mas contribuir para o desenvolvimento do serviço público é talvez o mais crítico de todos, dado que é um serviço que se pretende acessível para qualquer cidadão, que serve de suporte e regulação ao desenvolvimento das atividades de cidadãos e empresas e que pretende proporcionar valor a todas as camadas da população.

As tecnologias digitais são um impulsionador deste desenvolvimento: os governos sabem disso, estão a transformar os seus serviços e têm o exemplo do setor privado que tem sido pioneiro nesta área. Com advanced analytics pode-se conhecer melhor as necessidades dos cidadãos e personalizar serviços. Com automação (RPA - Robot Process Automation) e inteligência artificial podem- se libertar recursos humanos para tarefas de maior valor. Através de uma eficiente gestão de operações de IT e recurso a Cloud Computing podem-se obter ganhos de produtividade e poupança de recursos. O redesenho de arquiteturas permite modernizar e simplificar e o investimento em cibersegurança é fundamental para assegurar a proteção dos dados e a confiança nos sistemas e serviços governamentais.

A DXC colaborou com o governo de Itália, dos primeiros países europeus a iniciar a disponibilização de serviços na cloud, permitindo mais agilidade e o aumento da sua capacidade. Um outro exemplo é o suporte que a DXC presta à segurança das infraestruturas nacionais críticas no setor das águas no Reino Unido, com um Centro de Operações de Segurança (SOC) com capacidades 24x7 de gestão de incidentes de segurança e eventos (SIEM). Fazendo uso de cloud pública e desenvolvimento ágil, a DXC desenvolveu em menos de 2 semanas a solução que permitiu a gestão dos fundos de apoio às empresas afetadas pela COVID-19, no âmbito do programa Corona Hinderpremie do Governo da Flandres.

A pandemia da COVID-19 veio abrandar o desenvolvimento económico em todo o mundo, mas, se podermos identificar algo de positivo neste contexto, tal terá sido o avanço em termos de digitalização das sociedades. Telemedicina, ensino à distância, trabalho remoto. No setor público diminuíram as barreiras para o serviço digital, caminho que em Portugal já se tinha iniciado, mas que saiu reforçado. Os cidadãos exigem mais serviço digital, procurando serviço equivalente ao que encontram no setor privado e este caminho não tem mais retorno.

Contribuir para a melhoria do serviço público é permitir maior celeridade, menor erro e menores custos de contexto. É melhorar a saúde e a educação, proporcionar melhores transportes, turismo, agricultura e melhores negócios, com menores custos e mais produção de riqueza. É sem dúvida contribuir para a melhoria de uma sociedade e de um país.

 

Conteúdo co-produzido pela MediaNext e pela DXC Technology

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 52 Novembro 2024

IT INSIGHT Nº 52 Novembro 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.