Um novo estudo, que recorreu ao dataset BuiltWith, nota o rápido crescimento na adoção de três tipos de tecnologias de websites em 2020: e-commerce, pagamentos online e publicidade digital
Momentos de catástrofe e disrupção podem ser catalisadores de mudança, tendência que se fez notar no período dos últimos dois anos, aquando do início da pandemia. A COVID-19 levou a uma maior dependência das tecnologias digitais, que desempenharam um papel crucial na ajuda às empresas para resistirem às adversidades. Da mesma forma, também a transformação digital acelerou, consideravelmente, nesse período. Recorrendo a um dataset (BuiltWith) com informação sobre 150 milhões de websites ativos a nível global, um novo estudo, divulgado num artigo do Fórum Económico Mundial em colaboração com a VoxEU, nota o rápido crescimento na adoção de três tipos de tecnologias de websites em 2020: e-commerce, pagamentos online e publicidade digital. Segundo o estudo, as empresas responderam rapidamente às imposições de confinamento e de encerramento do local de trabalho, através da atualização dos seus websites para vender online. Seis meses depois do primeiro confinamento, levando a um aumento de cerca de 1,5% no uso de pagamentos online e um crescimento de 0,7% no e-commerce. "As magnitudes são substanciais, com estes aumentos a representarem cerca de um terço do aumento total do e-commerce ou da difusão dos pagamentos eletrónicos em 2020”, diz o artigo do FEM. Adicionalmente, o estudo reflete sobre as desigualdades digitais entre os países e regiões. A nível global, a utilização de pagamentos online, e-commerce e tecnologias de publicidade digital aumentou 34%, 19% e 17%, respetivamente, em relação a 2020. Mais, constataram que a maior parte do crescimento do e-commerce por parte dos países laggard é impulsionada pela adoção de funcionalidades gratuitas. No entanto, uma vez que o ponto de partida da adoção de e-commerce e de pagamentos eletrónicos era baixo em muitos países, a aceleração da adoção de tecnologia não foi suficiente para reduzir as divisões entre países, explica a investigação. Assim, concluem que, globalmente, é necessário um ritmo ainda mais rápido de adoção digital nos países que ficaram atrasados. |