Branded Content

Software empresarial - tendências

O software empresarial (Enterprise Software), é o software usado para responder aos requisitos de uma organização em vez de a clientes individuais. Estas organizações incluem, entre outras, empresas de todas as dimensões, organizações, escolas, clubes, Instituições de solidariedade e Administração Pública

Software empresarial - tendências

Em 2021, os gastos de TI com software empresarial devem chegar a cerca de 599 biliões de dólares americanos em todo o mundo, um crescimento de 13,2% em relação ao ano anterior. (Fonte – Statista).

O software empresarial e a transformação digital - definindo esta como a incorporação de sistemas e tecnologias nos produtos, processos e estratégia de uma organização – estão interligados. Quando se fala em transformação digital numa empresa referimo-nos normalmente ao relacionamento desta com os seus clientes externos, mas essa transformação não acontece sem o suporte e envolvimento do software empresarial.

Todas as empresas dependem das tecnologias de informação. Até há poucos anos atrás, isso significava gastar recursos em hardware, implementação de projetos, manutenção, e atualização de software para dar suporte às suas operações.

Juntando a Cloud à transformação digital, as empresas podem ser muito mais “racionais” quando se trata de investir em TI fazendo-o apenas quando isso trouxer vantagens competitivas.

Na última década, a implementação de aplicações Cloud/SaaS para substituir as soluções “on prem”, foi reconhecida como componente vital de muitas iniciativas de transformação digital bem sucedidas.

Para aqueles que veem o SaaS como apenas outra maneira de implantar poderão ter uma surpresa.

Na verdade, os benefícios proporcionados pela implementação, arquitetura e modelo de licenciamento das (boas) ofertas de SaaS empresarial alinham-se surpreendentemente bem com os objetivos gerais da transformação digital. Negócio envolvido na seleção desde a primeira hora, marketplace gigantesco, ”Free trials” , redução de custos (se devidamente controlados), “Scaling up and down” automático, “Continuous improvement”, estabilidade dos ambientes, são alguns desses benefícios.

Software empresarial e IA

O mundo empresarial está a passar por uma grande mudança devido ao rápido crescimento da inteligência artificial (IA) para aplicações corporativas. Na verdade, a inteligência artificial vem resolver vários problemas organizacionais, pois oferece funcionalidades que os humanos não podem executar com a mesma taxa e precisão.

Uma pesquisa recente da Gartner prevê: “Em 2021, 40% das novas aplicações empresariais implementadas por provedores de serviços incluirão tecnologias de IA”.

A IA Empresarial é o principal “enabler” da transformação digital. Nos próximos anos, quase todas as aplicações de software corporativo estarão suportadas em IA. Assim como as organizações de hoje não seriam capazes de conduzir negócios sem um sistema de CRM ou ERP, as organizações não serão capazes de operar e competir com eficácia sem o uso de recursos de IA corporativa. O desenvolvimento de competências na capacidade de construir, implementar e operar aplicações empresariais de IA em escala, está por isso a tornar-se um imperativo para a sobrevivência dos negócios.

Alguns exemplos

Intranet “inteligente” com IA. Pesquisa cognitiva: a pesquisa corporativa cognitiva é uma ferramenta de pesquisa inteligente suportada em IA que conecta todos os sistemas corporativos internos e externos, agindo assim como um mecanismo de pesquisa completo para conhecimento e informações de toda a empresa.

Assistentes virtuais que “conversam” com os utilizadores em linguagem natural.

Simplificar as operações financeiras dentro da empresa. Indo um passo à frente dos sistemas tradicionais de reconhecimento ótico de caracteres (OCR) que extraem dados de documentos formatados, um software de gerenciamento de faturas suportado em IA pode examinar qualquer documento e extrair todas as informações críticas.

O IT e a inteligência artificial

AIOps, (uma variação do DevOps), usa algoritmos de ML - Machine Learning nos dados operacionais de TI para derivar informações que otimizam e melhoram as operações.

Enquanto o DevOps automatiza e simplifica as operações de TI, o AIOps dá um passo em frente, extraindo informações úteis na supervisão das atividades de TI.

Quando se trata de lidar com problemas de serviço ou suporte de TI, as solicitações iniciadas a partir de várias fontes, sejam e-mails, telefone, mensagens, todas “conversam” com “IA” para obter os seus problemas ou pedidos resolvidos, e a todos “ela” responderá em tempo real.

O hardware empresarial continuará assim a ser a peça chave em qualquer transformação digital.

 

Conteúdo co-produzido pela MediaNext e pela S4Digital

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 52 Novembro 2024

IT INSIGHT Nº 52 Novembro 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.