Setor da banca prepara-se para era da pós-digitalização e do compromisso social até 2035

O relatório “Banking in 2035: global banking survey”, do SAS e do Economist Impact, que contou com a participação de centenas de decisores de bancos a nível mundial, concluiu que as instituições bancárias necessitam de aumentar o compromisso para com a sociedade

Setor da banca prepara-se para era da pós-digitalização e do compromisso social até 2035

Perante o atual ambiente de incerteza, o SAS, juntamente com o Economist Impact, realizou um estudo sobre o futuro do setor da banca, que se prepara para uma era da pós-digitalização e da responsabilidade social até 2035.

Designado 'Banking in 2035: global banking survey', o relatório contou com a participação de mais de 500 decisores de bancos, entre corporativos, comerciais, de retalho e digitais do mundo inteiro.

Uma das principais conclusões do estudo é o grande apoio dirigido aos projetos de responsabilidade social e a necessidade de aumentar o compromisso com a sociedade. 79% dos inquiridos acredita que o setor devia aumentar o seu compromisso social, com 76% a defender que o setor bancário tem a obrigação de atender as necessidades e problemas sociais. Já 82% acredita que as empresas de serviços financeiros podem melhorar a sociedade sem que isso implique no lucro da instituição.

Os banqueiros inquiridos revelaram um otimismo moderado, mesmo perante adversidades, barreiras internas e externas e crescentes questões ambientais.

55% dos entrevistados destaca a digitalização dos serviços financeiros e a adoção de tecnologias emergentes como as tendências que lideram o setor, a par do surgimento das moedas digitais. Sobre os riscos, o aumento das ameaças e de ciberataques são destacados por 55% dos entrevistados como os maiores riscos. O investimento em segurança e proteção de dados está em curso em quase metade dos bancos (49%). 44% dos inquiridos admite que está a melhorar a partilha de dados entre as diferentes equipas.

Relativamente às questões ambientais, sociais e de governança (ESG), 64% dos executivos acreditam que o setor bancário fica atrás de outros no alcance das suas metas de ESG. Mais de metade dos inquiridos (52%) destacou a sustentabilidade ambiental e as alterações climáticas como as principais questões a serem desenvolvidas pelas empresas.

A analítica avançada é destacada neste estudo como sendo a tecnologia mais importante e necessária para garantir a manutenção da competitividade das organizações.

“O enorme potencial que vemos para o setor bancário em 2035 será impulsionado pela analítica e pela IA na cloud”, revelou Guilherme Dias, Sales Director do SAS Portugal, considerando que “os líderes do setor estão conscientes que não podem fazer mudanças radicais, sem transformar o funcionamento da sua organização em insights fáceis de partilhar com as partes interessadas e o público”.

No topo da lista de prioridades estratégicas está também a transformação digital, foco dos executivos para os próximos três a cinco anos. 77% dos inquiridos considera que a organização está já neste processo de transformação (35%) ou pelo menos adiantada (42%) no que toca ao cumprimento dos objetivos.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 52 Novembro 2024

IT INSIGHT Nº 52 Novembro 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.