Branded Content

Resiliência na base da transformação digital

O Laboratório EDOL completou mais de 70 anos de vida com um percurso feito de resiliência e ambição, intacta como no primeiro dia. A mais recente transformação digital foi pensada para crescer e assegurar a continuidade de um negócio de capitais 100% portugueses que concorre com as gigantes multinacionais

Resiliência na base da transformação digital

O desafio

Em fase de plena expansão, mas tendo como principal objetivo ir mais além e lançar bases sólidas para a implementação de novos processos de melhoria contínua, com foco imediato na resiliência das infraestruturas de TI e na proteção da informação, o Laboratório EDOL desafiou a SECURNET, seu parceiro de longa data, para desenhar uma nova arquitetura tecnológica de referência que desse resposta às necessidades do negócio.

Conhecedora do contexto da atividade do cliente, a SECURNET sabia que a solução a implementar - suporte essencial de um negócio que concorre diariamente com as maiores multinacionais mundiais, nos mercados nacional e de exportação - teria de ser fiável, segura e resiliente, não havendo espaço para interrupções, falhas ou atrasos derivados da infraestrutura.

Simultaneamente, as tecnologias teriam de garantir escalabilidade, facilidade de gestão, operação e manutenção, já que os principais esforços e atenções da equipa EDOL estão orientados a objetivos estratégicos associados ao desenvolvimento, produção e comercialização de produtos terapêuticos de valor acrescentado, e, paralelamente, consolidar pela excelência o Laboratório EDOL como parceiro de referência na produção para terceiros, no espaço farmacêutico europeu.

A solução

Face aos desafios colocados, incluindo o da otimização de recursos para a gestão e manutenção da infraestrutura, a SECURNET desenhou uma arquitetura computacional e de armazenamento suportada num cluster de nós hiperconvergentes HPE/Nutanix, que para além de alta disponibilidade e desempenho, proporcionaram a adoção do hipervisor AHV de última geração, incluído e sem custos adicionais. Para além de uma migração de dados transparente, esta opção totalmente integrada disponibiliza ainda visibilidade total num single-pane of glass.

Por outro lado, para mitigar riscos de paragem do negócio, que possam derivar da infraestrutura tecnológica, foi adicionado um nó suplementar HPE/Nutanix que, de uma forma nativa e sem sobrecarga na operação, replica a informação numa localização de Disaster Recovery. Esta componente da arquitetura é complementada por uma solução de salvaguarda e proteção de dados (backups), suportada numa appliance física de alta capacidade e escalabilidade também da HPE com ferramentas nativamente integradas de Backup & Replication da Veeam Software que dão resposta às mais emergentes técnicas de proteção de informação e de conformidade como cópias de dados imutáveis e diferentes formatos e localizações, incluindo cópias off-site.

E porque muito depende qualquer negócio da sua rede de comunicação de dados, depois de uma anterior ação estruturante a este nível, incluindo a de segurança dessa mesma infraestrutura já adaptada à nova fábrica e à segregação e securitização das redes IT/OT, projeto também a cargo da SECURNET, foi a vez de, nesta fase, ser a componente wireless o alvo de reavaliação, redesenho e significativas melhorias, com especial enfoque nas áreas de produção e armazenamento de matérias e produtos.

Nesta componente, mantendo-se a aposta na HPE Aruba Networks, pela sua simplicidade de gestão, manutenção e durabilidade, dando já cobertura ao Wi-Fi 6 e à norma 802.11ax, na seleção dos equipamentos foram cuidadosamente equacionadas variáveis como a densidade (de utilizadores, de utilização e de tipos de tráfego), a localização física de instalação, incluindo o recurso a modelos do tipo ruggedized em ambientes mais agressivos.

Os resultados

Com uma capacidade instalada de 7,2 milhões de unidades anuais por turno e produzindo atualmente cerca de 5 milhões, o Laboratório EDOL está agora mais preparado para novos desafios, focados no core do negócio e numa ainda maior inovação, com a potencial introdução no mercado de dezenas de novos produtos em desenvolvimento e a exportação para novos mercados!

Segundo explicou Pedro Brito, CIO do Laboratório EDOL, “Nesta nova etapa que já começou há algum tempo, quisemos começar a edificação pelas fundações em vez do telhado, como vemos acontecer muitas vezes.”.

Alertando que “nunca está tudo feito, há sempre caminho a percorrer, mas acreditamos que estamos mais preparados para encetar outros tipos de ações relacionadas com os procedimentos de continuidade de negócio, o reforço da cibersegurança e a proteção digital da propriedade industrial e intelectual.”, concluiu confiante o responsável de IT desta empresa nacional de referência.

 

Conteúdo co-produzido pela MediaNext e pela Securnet

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 52 Novembro 2024

IT INSIGHT Nº 52 Novembro 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.