Novo estudo revela que 66% dos líderes de marketing inquiridos esperam um crescimento de receitas nos próximos 12 a 18 meses e um aumento dos investimentos em ferramentas, tecnologia e canais
Mesmo com as inúmeras disrupções dos últimos tempos, os profissionais de marketing em Portugal mantêm-se otimistas acerca do futuro das suas organizações, conta o novo relatório da Salesforce – State of Marketing. “Ao longo de pouco mais de um ano, os profissionais de marketing em Portugal navegaram por mudanças no comportamento do cliente que normalmente acontecem em vários anos”, afirma Fernando Braz, Country Leader da Salesforce Portugal. Baseados num inquérito a milhares de líderes de marketing a nível global, “os insights facultam-nos uma boa referência para o que mudou, o que é consistente e para onde se dirige a arte e a ciência do marketing a partir daqui”, completa. O estudo, que já vai na sétima edição, revela também um investimento significativo em ferramentas, tecnologia e canais que se tornaram indispensáveis na era do mercado a partir de qualquer lugar. 66% dos profissionais de marketing portugueses esperam um crescimento nas receitas da sua organização nos próximos 12 a 18 meses. Os desafios começam a surgir, pelo que 67% dos profissionais de marketing portugueses concordam que as expectativas dos clientes são mais difíceis de responder do que há um ano. Para se adaptarem, os profissionais de marketing estão a inclinar-se para as transformações digitais que iniciaram antes da pandemia. Na verdade, 49% dos profissionais de marketing em Portugal afirmam que a pandemia mudou a sua estratégia de envolvimento digital, e 43% dizem que alterou a sua conjugação de canais de marketing. As tendências reveladas no relatório State of Marketing foram reunidas através de um inquérito que contou com a participação de mais de 8.200 líderes de marketing em 37 países, incluindo 91 de Portugal, e contam que à medida que os clientes se tornam digitais, o marketing aumenta. Os profissionais de marketing estão a acelerar as suas transformações digitais e o website ou app, as redes sociais e o vídeo são os três canais de marketing mais utilizados em Portugal. A colaboração continua a ser um princípio vigente no mercado. Não mais ligada a escritórios, um grupo de trabalho distribuído está a reavaliar a forma como se envolve não apenas com os clientes, mas entre si. 78% das organizações de marketing em Portugal estão a adotar novas políticas em relação ao trabalho remoto. O marketing escreve-se com dados e a gestão de dados está a tornar-se mais complexa à medida que as fontes se multiplicam. Os profissionais de marketing em todo o mundo esperam um aumento de 40% no número de fontes de dados que utilizam entre 2021 e 2022. Em Portugal, 63% dos profissionais afirmam que as suas interações com os clientes são orientadas por dados, e apenas 31% dizem estar satisfeitos com a utilização de dados na criação de experiências mais relevantes. Adicionalmente, as métricas e os KPI continuam a evoluir. Em Portugal, 70% dos profissionais de marketing reavaliaram os seus KPI e métricas de sucesso devido à pandemia, sendo que 89% avaliam o impacto das ações de marketing nas vendas, 75% na faturação e 74% no engagement com os conteúdos criados. |