O Observatório, desenvolvido pela EY em parceria com a Nova School of Business and Economics, pretende afirmar-se como um projeto inovador, disruptivo e contínuo e tem como objetivo desenvolver um espaço de monitorização do impacto da revolução digital nas empresas e acompanhar, e caraterizar a evolução da sua maturidade digital. Esta monitorização vai estar centrada em três eixos: a orientação das equipas executivas, a preparação das estruturas operacionais e a materialização dos resultados.
O Observatório vai realizar uma série de estudos, sendo que o primeiro vai ser divulgado em abril de 2018 e analisará diversas dimensões. Para além de apresentar as principais tendências transversais e as especificidades em diversos setores, vai medir a evolução da maturidade digital das empresas em Portugal e analisar o nível de confiança sobre o impacto da transformação digital nas estruturas empresariais.
“Sabemos hoje que o enfoque das organizações está a convergir para a revolução digital. Mas, consideramos que chegou o momento de ir mais longe e de identificar e caraterizar as empresas nacionais para percebermos em que fase se encontram relativamente à transformação digital. Obtendo estes dados conseguimos identificar perfis empresariais que podem transmitir informação relevante acerca da competitividade das empresas nacionais”, realça João Alves, country managing partner da EY Portugal.
O Observatório EY / Nova surge no âmbito do Beyond – Portugal Digital Revolutions, criado em 2016 pela consultora e que pretende afirmar-se como um movimento que contribui para colocar o tema da transformação digital da economia e da sociedade portuguesa na agenda nacional e de negócios. Durante os últimos meses, a EY organizou sete conferências setoriais, com o objetivo de analisar e partilhar casos de sucesso em diversos setores. Paralelamente às conferências decorreram seis sessões de aceleração que promoveram o debate em torno dos desafios e obstáculos que enfrentam vários áreas preponderantes, como as communities & sharing, cybersecurity, costumer, lifestyle, competitiveness e talento, para fazer face à disrupção.
A Conferência Final, que contou com a presença dos campeões que lideraram as conferências setoriais do Beyond, foi o palco para a apresentação do case study "Wine Blockchain", um projeto da EY desenvolvido para fornecer aos consumidores informação fiável sobre o vinho que compram, fornecendo-lhe dados sobre o seu cultivo, processo de produção e ponto de venda. Esta informação é armazenada de forma segura e utilizam a tecnologia blockchain.
O Beyond tem como embaixadores: Marçal Grilo – Ex-Ministro da Educação –, Miguel Castro Neto - Subdiretor da Nova Information Management School – e Madalena Tomé, CEO da SIBS Portugal.
|