O SMB Trends Report da Salesforce conclui que a pandemia levou 94% das PME a passar uma parte do seu negócio para o online
“O contexto pandémico dos últimos 18 meses veio impulsionar o fenómeno da transformação digital em empresas de todo o mundo. Sabemos que, sobretudo para as PME, se tratou de um verdadeiro desafio, conseguir responder às exigências do negócio e à evolução das necessidades do cliente, que hoje em dia é marcadamente digital”, explica Rui Azevedo Costa, Area Vice President of Sales da Salesforce para a Ibéria e Itália, que acaba de lançar mais um SMB Trends Report. O relatório da Salesforce dedica-se a compreender as principais tendências de negócio e digitalização das PME. Na quinta edição, após terem sido inquiridas mais de 2.500 PME globalmente, 42% das quais na Europa, o relatório conclui que a pandemia levou 94% das PME a passar uma parte do negócio para o online. A investigação evidenciou ainda que, entre as empresas que avançaram com maiores investimentos na digitalização dos negócios durante a pandemia, a larga maioria (66%) fê-lo com até 50% das suas infraestruturas e 28% a mais de metade ou até à totalidade dos seus serviços. O relatório conclui ainda que, dos investimentos em digitalização, 71% das empresas inquiridas acreditam que as mudanças feitas irão beneficiar o negócio não apenas durante o período pandémico, mas também a longo prazo. “Os resultados deste relatório vêm comprovar que a tecnologia tem sido um dos motores fundamentais das empresas que estão a prosperar e continuarão a ser bem-sucedidas no futuro”, afirma Rui Azevedo Costa. Os dados indicam que entre o universo europeu das PME, as empresas que estão a crescer utilizam mais tecnologia do que as que estão estagnadas ou em decréscimo de atividade. Neste sentido, 42% das PME em crescimento utilizam tecnologia no contacto com o cliente, 49% para as vendas e 42% para o marketing, por oposição a 23% no contacto com o cliente, vendas e marketing por parte das PME menos bem-sucedidas. Adicionalmente, o SMB Trends Reporta nota que as mudanças nas interações com os clientes foram as principais responsáveis pelos investimentos em tecnologia, que levaram 39% das PME europeias a dedicarem mais recursos na comunicação, 33% a aumentarem as formas de contacto, 31% a oferecerem mais flexibilidade aos clientes e 23% a priorizarem a manutenção de relações duradouras em vez de compradores one shot. Por fim, e também impulsionado por mudanças de comportamentos por parte dos consumidores durante a pandemia, 73% das PME na Europa afirmam querer manter serviços contactless, nomeadamente nos pagamentos (38%), no serviço ao cliente (38%), no serviço de E-Commerce (30%) e nas encomendas mobile (23%). |