Organizações procuram mais aconselhamento sobre sustentabilidade e IA

As estratégias de sustentabilidade e de inteligência artificial estão a influenciar as decisões dos compradores empresariais, à medida que as organizações responsabilizam cada vez mais os fornecedores

Organizações procuram mais aconselhamento sobre sustentabilidade e IA

O novo estudo Digital Infrastructure Report 2024” da Colt Technology Services revela a importância crescente dos operadores de rede enquanto especialistas de confiança em temas de sustentabilidade. O estudo também sublinha a crescente influência das estratégias ESG nas decisões comerciais, com 22% dos CIO das 1.500 empresas de todo o mundo que foram inquiridas, a referirem que procuram orientação junto dos seus operadores de rede sobre a reutilização e reciclagem de hardware, enquanto mais de um em cada cinco (21%) afirmou que procura informações sobre como a IA pode afetar os objetivos de sustentabilidade da sua empresa. Já um em cada cinco (20%) procura apoio sobre as melhores práticas de sustentabilidade a adotar e 20% está à procura de orientação sobre a conformidade com o Scope3.

O estudo aponta igualmente para as expectativas que se estão a formar em torno das credenciais ESG dos próprios fornecedores de telecomunicações e como estes fatores estão a ganhar uma influência cada vez maior nas decisões de compra por parte das empresas. A maioria dos CIO (69%) revelaram que um dos aspetos mais relevante na decisão de escolha de um parceiro de infraestruturas digitais são os dados para o relatório de emissões Scope3. Sendo que 68% dos inquiridos (85% em Hong Kong) chamaram a atenção para a importância de iniciativas robustas na área da Diversidade, Equidade e Inclusão (DE e I), com 31% a afirmarem que estes aspetos são críticos para as suas tomadas de decisão.  Já 68% revelaram que escolhem os seus fornecedores com base nas metas de redução de carbono baseadas na ciência que estes apresentam, e quase um em cada três (30%) dos inquiridos considera essencial que um operador/fornecedor ofereça serviços que contribuam para reduzir os níveis de impacto ambiental do cliente/comprador.

Quando questionados sobre as ações que os compradores tomariam se os valores ESG dos seus fornecedores não se alinhassem com os seus, 62% dos inquiridos afirmou que interpelaria os seus fornecedores de rede, sugerindo-lhes que revissem as suas metas e 16% referiram mesmo que, em tal caso, romperiam a relação comercial.

Buddy Bayer, Chief Operating Officer da Colt Technology Services, indicou, em comunicado, que “como indústria, trabalhamos arduamente para conhecer, medir e minimizar o nosso impacto no meio ambiente, não apenas porque é correto fazê-lo, mas também porque a alternativa é inimaginável. Se quisermos realmente fazer a diferença, temos de nos unir para partilhar as melhores práticas e conselhos, e devemos responsabilizar-nos mutuamente pelo nosso progresso nas matérias de ESG”.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 52 Novembro 2024

IT INSIGHT Nº 52 Novembro 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.