De acordo com estudo do SAS, da Accenture Applied Intelligence, da Intel e da Forbes Insights, 92% dos líderes de IA estão a formar as suas equipas em ética e 74% avaliam, semanalmente, os resultados obtidos com a IA
As conclusões do estudo resultam da pesquisa global realizada entre 305 líderes empresariais, mais de metade deles CIOs, CTOs e CAOs (Chief Analytics Officers). Os líderes de IA - organizações que classificam a sua implementação de IA como “bem-sucedida” ou “altamente bem-sucedida” - também assumem a liderança em esforços de IA: quase todos (92%) formam as suas equipas em ética em comparação com 48% dos outros utilizadores de AI. O estudo evidencia ainda o impacto da IA na vida das pessoas, salientando a importância de ter uma forte estrutura ética em torno do seu uso. Os líderes de IA também reconhecem a forte conexão entre a analítica e o sucesso da IA. Destes, 79% afirmam que a analítica desempenha um papel importante ou central nos esforços de IA da organização, em comparação com apenas 14% daqueles que ainda não beneficiaram com o uso da IA. "Aqueles que implementaram a IA reconhecem que o seu sucesso se traduz no sucesso da analítica", diz Oliver Schabenberger, COO e CTO do SAS. “Para eles, a analítica alcançou um papel central na IA”. Apesar de se sugerir que a IA opera independentemente da intervenção humana, o presente estudo mostra que os líderes da IA reconhecem que a supervisão não é opcional. Quase três quartos (74%) dos líderes de IA relataram uma supervisão cuidadosa com pelo menos uma revisão semanal ou avaliação dos resultados. Ainda assim, o estudo demonstra que os processos de supervisão têm um longo caminho a percorrer antes de alcançar os avanços da tecnologia de IA. Das organizações que já implementaram a IA ou planeiam implementar, 60% afirma estar preocupada com o impacto das decisões orientadas pela IA no relacionamento com os clientes. No geral, 72% das organizações no mundo inteiro utilizam a IA numa ou em mais áreas de negócio. Quase metade (44%) dos utilizadores de IA indicou que esta implementação tem sido um verdadeiro sucesso - referindo como principais benefícios a previsão e tomada de decisões mais precisas, maior sucesso na angariação de clientes e maior produtividade organizacional. Muitas organizações veem a IA como uma vantagem para a sua força de trabalho. 62% concordam que já está a ver os efeitos, já que os colaboradores se concentram em tarefas mais estratégicas do que operacionais, graças à IA. No entanto, quase 20% identificam a “resistência por parte dos colaboradores devido a preocupações com a segurança no emprego” como um desafio aos seus esforços de IA. Além disso, 57% concordam ou concorda fortemente com a afirmação: "Estamos preocupados com o impacto da IA na relação com os colaboradores (nomeadamente pelo facto de se sentirem ameaçados ou sobrecarregados)".
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