IDC indica que as empresas devem resistir à reação de jogar pelo seguro e serem criativas na forma como podem utilizar a tecnologia para atingir o sucesso
A IDC estima que, em 2024, as empresas que se vão destacar são aquelas que demonstraram capacidade em inovar através da tecnologia para superar as mais diversas crises, conforme aponta o estudo “IDC FutureScape: Worldwide Future of Digital Innovation 2023 Top 10 Predictions”. A consultora sublinha que as crises globais, incluindo a inflação, a ameaça de recessão, os constrangimentos da cadeia de abastecimento, o aumento dos custos dos combustíveis e a guerra estão a tirar o sono aos executivos. Para muitos, a reação é jogar pelo seguro: cortar, reduzir os custos tanto quanto possível e investir apenas em empresas ou negócios com baixo risco. No entanto, dependendo do setor e da crise que afeta, jogar pelo seguro pode ser mais arriscado do que investir em algo novo. Gabriel Coimbra, Group Vice President e Country Manager da IDC Portugal, relembra empresas como a Uber, a Airbnb e a Groupon que surgiram na altura da recessão de 2008, utilizando tecnologias digitais inovadoras para agitar os mercados. “As empresas devem planear a utilização de tecnologias digitais para responder às necessidades dos clientes, que estão a mudar devido às crises mundiais. Sabemos que a inflação e as restrições da cadeia de abastecimento, por exemplo, afetam o status quo, o que significa que as organizações têm de mudar ou correm o risco de declínio”. A IDC defende que as empresas estão a passar de uma estratégia de investimento em tecnologia centrada na transformação digital para uma estratégia focada na gestão do negócio digital. Logo, um fator importante do negócio digital será a capacidade de inovar através do desenvolvimento de tecnologia diferenciadora e disruptiva. As organizações de TI estão mais pressionadas do que nunca para aumentar a eficiência, a fim de dedicar o máximo de tempo e recursos à inovação. “Obter o máximo valor comercial da inovação digital requer normalmente mudanças significativas nos modelos de negócio. Os líderes de TI terão, cada vez mais, de compreender o negócio – incluindo o impacto de qualquer uma das crises globais – e fornecer ao negócio soluções inovadoras que produzam resultados estratégicos”, refere o estudo “IDC FutureScape: Worldwide Future of Digital Innovation 2023 Top 10 Predictions”. A pandemia da COVID-19 demonstrou o quão poderosa pode ser a tecnologia digital e a inovação para proporcionar resiliência, receitas e oportunidades para uma empresa face a uma crise. O resultado é o surgimento de uma divisão entre as organizações que são capazes de escalar o desenvolvimento e a entrega de inovação digital e as que não conseguem. As previsões da IDC para o futuro da inovação digital refletem esta divisão, com as empresas que fornecem inovação digital a emergir como líderes nos seus sectores de mercado. Previsões do “Worldwide Future of Digital Innovation 2023” da IDC
|