Com um crescimento exponencial, 90% dos dados mundiais foram gerados apenas nos últimos dois anos, através de diferentes dispositivos, aplicações e plataformas na “cloud” e também em diversos formatos.
Não é novidade que toda esta informação está a remodelar os mercados a uma velocidade estonteante, e mais rápido do que qualquer outra força na história. Porém nunca houve melhor altura para obter impacto com o uso de dados como hoje. Encontramo-nos numa nova era em que o mundo físico está cada vez mais ligado ao mundo digital e, por consequência, os dados tornaram-se a nova classe de bens corporativos. No entanto, existe uma resposta fraca das empresas para compreender a importância da informação recolhida e perceber o seu potencial para gerar mais conhecimento e usá-lo de forma eficiente. De acordo com Forrester, as empresas que são impulsionadas por dados, e consequentemente por “insights”, superam consistentemente os seus concorrentes. Em contrapartida, um estudo da Delloite revela que apenas 10% das organizações no mercado global são orientadas para dados. A EDP, por exemplo, empresa de serviços públicos verticalmente integrada e com uma panóplia de sistemas integrados, apresentou um desafio à empresa tecnológica portuguesa Syone, que surgiu da necessidade de analisar o desempenho da equipa de integração dentro da plataforma SAP. Existiam algumas limitações no SAP Solution Manager, que não permitia à EDP capturar todos os dados relevantes, no entanto a equipa de integração decidiu analisar os registos de Tomcat da plataforma SAP e descobriu que, na realidade, todos os dados relevantes necessários já lá estavam. Por este motivo, o primeiro passo da EDP foi instalar o Elastic, que lhes permitiu analisar dados de log não estruturados, usando a sintaxe Grok com o Logstash, em algo estruturado e consultável. Porém, o aspecto mais importante desta infra-estrutura e da solução seria a facilidade da sua escalabilidade. Neste âmbito, a Syone decidiu implementar a solução já existente do Elastic com todos os seus componentes, como o Elasticsearch, o Logstash e Kibana, na plataforma de Cloud da Microsoft, o Azure. Como consequência, cada vez mais equipas dentro da EDP estão a usar a plataforma, e o denominador comum para todos é - um enorme aumento de produtividade, juntamente com:
Com a ajuda da Syone, a EDP não só optimizou e ganhou visibilidade sobre o desempenho da sua equipa, como também começou a identificar anomalias e endereçar problemas que requerem atenção, quase em tempo real. Tudo isto é possível com a simples coleta, processamento e análise de dados significativos. De facto, as maiores empresas tecnológicas como Tinder, eBay, Uber, Lyft e Netflix utilizam a tecnologia da Elastic para a pesquisa e análise de dados. Por exemplo, quando alguém faz “swipe right” num perfil no Tinder, este processo envolve a ligação de dados com um conjunto de parâmetros que estão sempre a mudar. Da mesma forma, Netflix e eBay fazem cruzamentos de vários dados para responder a consultas e fazer sugestões aos milhares de utilizadores. Semelhante a este Case Study da EDP, no caso da Uber e Lyft, as duas empresas utilizam a Elastic para extrair e gerar conhecimento sobre os seus dados para depois corresponder a localização vs preferências, tanto dos seus clientes como dos seus condutores. A Syone reconhece que uma implementação de uma arquitectura de dados, centrada em insights de dados internos, permite às empresas desencadear inovação e descobrir fontes promissoras de crescimento, e como líder em Open Source em Portugal, presente em 15 países, com mais de 500 clientes no mundo e com 23 anos de experiência no mercado, a Syone consegue ajudar os clientes a atingir exatamente isso.
Conteúdo co-produzido pela MediaNext e pela Syone |