O impacto da IA generativa no SEO

De acordo com a Forrester, as dúvidas dos profissionais de SEO dizem respeito à potencial ameaça da tecnologia para o marketing de pesquisa e sobre os benefícios da tecnologia

O impacto da IA generativa no SEO

Ainda são muitas as dúvidas quanto ao impacto das ferramentas de IA generativa. No contexto do Search Engine Optimization (SEO), parte das dúvidas dizem respeito à potencial ameaça da tecnologia para o marketing de pesquisa e alguma curiosidade sobre como os profissionais de SEO podem tirar partida dos benefícios da tecnologia.

Nikhil Lai, Senior Analyst da Forrester, indica que, ultimamente, ambas as questões se fundiram à medida que as SERP – Search Engine Result Pages – com IA integrada afetam os modelos de negócio e as cargas de trabalho dos profissionais da área. 

O analista explica que vários profissionais que conheceu utilizam o ChatGPT para automatizar tarefas técnicas de SEO e recomenda que aproveitem a tecnologia para as tarefas mais tediosas. Delegar tarefas técnicas de SEO a ferramentas de IA generativas oferece aos profissionais de marketing tempo e energia para que possam investir em iniciativas estratégicas e criativas – indo além da implementação das melhores práticas. 

Por outro lado, a adaptação do SEO aos SERP com IA integrada acelera o desenvolvimento da pesquisa conversacional. Assim, métricas como ranking e ‘click-through rate’ perdem importância para modelos como o ChatGPT ou o Bard, que apreendem a qualidade do conteúdo. 

Como esses modelos são padronizados com base na linguagem natural, a qualidade do conteúdo depende da humanidade, indica o analista da Forrester. Contudo, quanto mais a sintaxe e o sentimento do conteúdo se assemelham à fala humana, mais inteligível é para os chatbots de IA. Conteúdo mais inteligível beneficia os consumidores e a IA, mas complica a atribuição.

Com os browsers a tornarem-se cada vez mais complexos e multimodais, é mais difícil atribuir as respostas da audiência a uma única fonte de informação. Como solução, os profissionais de SEO devem reduzir a sua dependência de métricas ultrapassada. Em vez disso, devem alimentar os modelos de IA com uma variedade de conteúdo e considerar incluir excertos alimentados por IA no topo da SERP para demonstrar a qualidade relativamente alta do conteúdo. 

À medida que excertos alimentados por IA provam o seu valor no SERP do Google, a capacidade única da empresa de autenticar fontes de informação vai sustentar a utilidade e o domínio de mercado do browser. 

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