De acordo com a Forrester, as dúvidas dos profissionais de SEO dizem respeito à potencial ameaça da tecnologia para o marketing de pesquisa e sobre os benefícios da tecnologia
Ainda são muitas as dúvidas quanto ao impacto das ferramentas de IA generativa. No contexto do Search Engine Optimization (SEO), parte das dúvidas dizem respeito à potencial ameaça da tecnologia para o marketing de pesquisa e alguma curiosidade sobre como os profissionais de SEO podem tirar partida dos benefícios da tecnologia. Nikhil Lai, Senior Analyst da Forrester, indica que, ultimamente, ambas as questões se fundiram à medida que as SERP – Search Engine Result Pages – com IA integrada afetam os modelos de negócio e as cargas de trabalho dos profissionais da área. O analista explica que vários profissionais que conheceu utilizam o ChatGPT para automatizar tarefas técnicas de SEO e recomenda que aproveitem a tecnologia para as tarefas mais tediosas. Delegar tarefas técnicas de SEO a ferramentas de IA generativas oferece aos profissionais de marketing tempo e energia para que possam investir em iniciativas estratégicas e criativas – indo além da implementação das melhores práticas. Por outro lado, a adaptação do SEO aos SERP com IA integrada acelera o desenvolvimento da pesquisa conversacional. Assim, métricas como ranking e ‘click-through rate’ perdem importância para modelos como o ChatGPT ou o Bard, que apreendem a qualidade do conteúdo. Como esses modelos são padronizados com base na linguagem natural, a qualidade do conteúdo depende da humanidade, indica o analista da Forrester. Contudo, quanto mais a sintaxe e o sentimento do conteúdo se assemelham à fala humana, mais inteligível é para os chatbots de IA. Conteúdo mais inteligível beneficia os consumidores e a IA, mas complica a atribuição. Com os browsers a tornarem-se cada vez mais complexos e multimodais, é mais difícil atribuir as respostas da audiência a uma única fonte de informação. Como solução, os profissionais de SEO devem reduzir a sua dependência de métricas ultrapassada. Em vez disso, devem alimentar os modelos de IA com uma variedade de conteúdo e considerar incluir excertos alimentados por IA no topo da SERP para demonstrar a qualidade relativamente alta do conteúdo. À medida que excertos alimentados por IA provam o seu valor no SERP do Google, a capacidade única da empresa de autenticar fontes de informação vai sustentar a utilidade e o domínio de mercado do browser. |