Em Fevereiro, a Câmara de Comércio Britânica alertou para a iminente “crise dos custos de negócio”. E isto antes de começar a crise energética. Dados mais recentes apontam para uma pressão extrema ao nível do preço do gás, eletricidade, salários e cadeia de abastecimento
Entretanto, nos EUA num inquérito da Federação Nacional dos Negócios Independentes, 22% dos inquiridos responderam que a inflação era o seu único e mais relevante problema de negócio, o nível mais elevado desde 1981. As empresas estão sob pressão pela subida dos custos, mas ao mesmo tempo que têm que repensar a sua estrutura de despesas operacionais, têm também que investir em proteger os seus dados e fazer cópias de segurança. 5 formas de assegurar a resiliência dos dados, apesar dos desafios macroeconómicos
Muitas empresas estão a adotar a cloud híbrida para gerir os seus dados para terem maior flexibilidade e eficiência. Fazer backups dos seus dados para a cloud pode ser uma alternativa económica a investir em sistemas para o seu datacenter interno. Manter e administrar a sua infraestrutura pode ser caro e trabalho-intensivo. Um estudo recente reporta que pequenas e médias empresas encontram nas plataformas cloud escolhas 40% mais económicas do que manter sistemas dentro de portas. Procure soluções que combinem também controlos de segurança, deteção de ransomware e proteção de dados para garantir a segurança do seu ambiente híbrido.
A subida dos custos não é o seu único problema. A Guerra na Ucrânia e a ameaça dos ciberataques aumenta diariamente. Atores maliciosos estão sempre à procura de explorar uma situação desafiante para atacarem quando estivermos mais vulneráveis. Na verdade, quanto pior o ambiente económico, maior é o risco de cibersegurança, porque é nesse momento que os atacantes vêem maior vulnerabilidade. Um efetivo plano de backup e recuperação permite-lhe proteger os seus dados mesmo quando é vítima de um ciberataque. A sua organização deverá procurar uma solução de storage imutável, que salvaguarde a informação continuamente com snapshots a cada 90 segundos. A imutabilidade dos dados irá permitir-lhe recuperá-los rapidamente mesmo que sofra um ataque.
Com o crescente custo dos combustíveis, muitos trabalhadores preferem ficar em casa em vez de gastarem o seu orçamento em trânsito para o escritório. Muitas organizações implementaram com sucesso o trabalho remoto e híbrido durante a pandemia. Continuar com esses programas pode ser muito benéfico para os trabalhadores, mantendo-os felizes e mais produtivos. Contudo, quando os trabalhadores estão remotos, os dados encontram-se mais fragmentados e vulneráveis. A boa notícia é que agora há soluções simples e económicas para backup de dados em ambientes remotos e aplicações SaaS sem necessidade de grandes investimentos.
Os dados não têm todos o mesmo valor. Se pretende poupar, pode não ser necessário fazer backup de todos os bits e bytes. Poderá ser útil ter uma solução de armazenamento que organize os dados pela frequência da sua utilização, o chamado data tiering, em que dados menos acedidos vão para níveis (tiers) mais baratos, ajudando-o a poupar sem sacrificar os dados mais importantes.
Assegure-se que o seu plano de proteção de dados não é impactado por cortes no orçamento. Pode parecer uma opção simples para poupar, mas uma redução nas suas defesas de dados vem com um custo acrescido mais à frente. Em 2021 o relatório IBM Cost of a Data Breach apurou que o custo médio de uma falha de segurança num negócio nos EUA foi de 9.05 milhões de dólares. É crítico conhecer a importância dos seus dados e garantir que os cortes nos orçamentos têm um impacto mínimo nas operações do negócio. Tendo isso assegurado, saiba que as melhores soluções conseguem recuperar ficheiros individuais em segundos e sistemas em minutos, garantido que os dados estão sempre disponíveis. Notas finaisO ambiente de negócios de hoje está pleno de desafios macroeconómicos e em constante aceleração. Hoje em dia, eventos de Cisnes Negros chegam em catadupa. Pensar diferente em termos de proteção e gestão de dados pode fazê-lo reduzir custos ao mesmo tempo que assegura a sobrevivência do seu negócio a longo-prazo.
Conteúdo co-produzido pela MediaNext e pela Arcserve
|