Novo índice quantifica confiança nas organizações

O New Trust Standard é um padrão de referência de confiança para a transformação digital das organizações desenvolvido pela Cisco

Novo índice quantifica confiança nas organizações

O New Trust Standard acaba de ser lançado pela Cisco, um documento padrão para avaliar o grau de fiabilidade das organizações à medida que incorporam a transformação digital. Este enquadramento eleva o nível da confiança dos clientes num momento em que o trabalho está a tornar-se híbrido, em que há mais recolha de dados online e com as ciberameaças a aumentarem. 

Com o apoio das conclusões retiradas do estudo sobre privacidade Cisco 2021 Consumer Privacy Survey, o New Trust Standard identifica alguns elementos como críticos para que as organizações conquistem, mantenham e aumentem a confiança dos seus clientes. “A confiança é mais do que um sentimento”, afirmou Anthony Grieco, Chief Information Security Officer da Cisco. “As empresas digitais devem ser capazes de avaliar a fiabilidade e a resiliência das suas soluções, operações e ações. Este novo enquadramento ajuda-nos a compreender os pilares fundamentais de um processo que torna a confiança ‘quantificável’”, completa. 

Num primeiro plano, a arquitetura Zero-Trust, para impedir a aproximação de atacantes, desafiando as assunções e verificando sempre cada ligação em cada dispositivo. Por outro lado, estabelecer uma cadeia de distribuição de confiança, estando ciente de cada componente, como foi fabricado e por onde passou, trabalhando numa colaboração aproximada dos fornecedores para mitigar o risco. “A privacidade é um dos alicerces da confiança", comentou Harvey Jang, Chief Privacy Officer da Cisco.

Além disso, ter a capacidade de antecipar-se as expectativas em evolução dos clientes e das regulamentações governamentais nos direitos dos dados. Num terceiro ponto, apontam a clareza e transparência acerca de como os dados são recolhidos e utilizados e abertura relativamente aos incidentes e problemas à medida que acontecem, divulgando o que está a ser feito para os resolver. “A transparência, a clareza e o controlo são essenciais para construir e manter a confiança dos consumidores”, acrescenta Jang. Por fim, demonstrar compromisso com os clientes através da obtenção de certificações de fiabilidade concedidas por auditores externos independentes.

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