O Digital Services Act sugerido irá forçar as gigantes tecnológicas a explicar os seus algoritmos de publicidade e a abrir os arquivos de anúncios a investigadores, explica um representante da União Europeia
As novas regras propostas pela União Europeia (UE) que regem os serviços e mercados digitais forçariam os gigantes da tecnologia a explicar como é que os seus algoritmos de segmentação de anúncios funcionam e permitir o acesso aos seus arquivos de anúncios para reguladores e investigadores, disse a comissário digital e antitrust da UE. A comissária de concorrência europeia, Margrethe Vestager, referiu que as propostas do Digital Services Act (DSA) e Digital Markets Act (DMA) visam tornar o direcionamento de anúncios mais transparente e garantir que as empresas sejam responsabilizadas pelas suas decisões. “As maiores plataformas teriam que fornecer mais informações sobre a forma como os seus algoritmos funcionam, quando os reguladores o solicitarem”, explicou Vestager num evento realizado pelo grupo AlgorithmWatch e o Centro de Políticas Europeu, informou a Reuters. Empresas como a Google e o Facebook, que dominam a publicidade na Internet, também teriam de dar aos reguladores acesso aos dados que possuem, incluindo arquivos de anúncios, clarificou Vestager. Os rascunhos da DSA e da DMA devem ser apresentados formalmente a 2 de dezembro, com um novo impulso para restringir o poder das grandes empresas de tecnologia, com o processo de transformar as propostas em lei provavelmente levará pelo menos um ano. Enquanto isso, a Google planeia uma campanha agressiva de lobby contra as regras propostas e contra os reguladores, incluindo o comissário de mercados da UE, Thierry Breton, de acordo com um documento interno que foi revelado. |