A empresa de streaming de vídeo anunciou que vai reduzir os bitrates do seu serviço de streaming na Europa em 25% durante o próximo mês, de forma a mitigar a pressão sobre os fornecedores de serviços de internet durante o surto de COVID-19
A Netflix vai reduzir a qualidade de vídeo na Europa no próximos 30 dias, para reduzir a pressão sobre os fornecedores de serviços de Internet. A procura de streaming aumentou significativamente nas últimas semanas, devido ao grande número de pessoas na Europa em isolamento devido ao surto de coronavírus. Segundo a Netflix, esta diminuição da qualidade da imagem vai reduzir o consumo de dados da Netflix em 25%. Contudo, garante que os utilizadores vão continuar a ver uma boa qualidade de imagem.
Qualidade de imagemA empresa vai cortar nos bitrates do seu streaming, que influenciam a aparência nítida e fluida do streaming de vídeo. Vídeos com bitrates mais altos tendem a parecer menos pixelados, mas consomem mais dados. Thierry Breton, Comissário Europeu para o Mercado Interno, tinha dito anteriormente que as pessoas deveriam "mudar para a definição padrão quando HD não for necessária”. Uma hora de definição normal usa cerca de 1GB de dados, enquanto HD pode consumir até 3GB. “No seguimento das discussões entre o comissário Thierry Breton e o CEO da Netflix, Reed Hastings, e dados os desafios extraordinários levantados pelo coronavírus, a Netflix decidiu começar a reduzir os bitrates em todos os nossos streams na Europa durante 30 dias", disse a empresa, em comunicado. Breton elogiou a rapidez de atuação que a Netflix tomou poucas horas após a reunião entre a empresa e as autoridades europeias, dizendo que "preservará o bom funcionamento da Internet durante a crise do COVID-19".
Consumo de dadosO uso da Internet aumentou consistentemente nas últimas semanas, à medida que cada vez mais pessoas passaram a trabalhar em casa e a evitar sair. A Vodafone registrou um aumento de 50% no uso da Internet na Europa no início desta semana. Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, relatou que a plataforma está a experienciar "grandes ondas" á medida que cada vez mais utilizadores a tentam usar para se manter em contacto com os amigos. Segundo Zuckerberg, este período está a ultrapassar os maiores picos de uso da plataforma tipicamente verificados na véspera de ano novo. |