As alterações propostas pela Google precisam de fazer mais para assegurar a proteção da privacidade dos utilizadores, disse o Information Commissioner's Office do Reino Unido
O Information Commissioner's Office (ICO), o regulador de privacidade do Reino Unido, afirmou que a tecnologia proposta pela Google para cookies, apelidada de Privacy Sandbox, é insuficiente para proteger a privacidade do consumidor, avançou o Wall Street Journal. O regulador britânico escreveu num relatório preliminar, ao qual o Wall Street Journal teve acesso, que a Privacy Sandbox da Google deixa lacunas que podem ser exploradas para prejudicar a privacidade dos consumidores, permitindo identificar utilizadores que deveriam permanecer em anonimato. A Privacy Sandbox visa eliminar gradualmente o suporte para cookies de terceiros e reduzir o rastreio entre sites e aplicações, mantendo simultaneamente o conteúdo online gratuito para os todos os utilizadores. A Big Tech planeia eliminar completamente a utilização de cookies de terceiros para utilizadores no segundo semestre de 2024. O ICO procura levar a Google a fazer mudanças a nível de privacidade, tendo partilhado as suas preocupações com a Autoridade de Concorrência e Mercados (CMA) do Reino Unido, segundo o Wall Street Journal. A CMA prometeu considerar as recomendações da ICO na sua avaliação dos planos da Google. Atualmente, a entidade reguladora de concorrência do Reino Unido está a investigar a iniciativa da empresa de eliminar o suporte para alguns cookies no navegador Chrome, receando que isto prejudique a concorrência na publicidade digital. “Temo-nos envolvido estreitamente com a ICO e outros reguladores de privacidade e concorrência em todo o mundo, e continuaremos a fazer isso para chegar a um resultado que funcione para os utilizadores e para todo o ecossistema”, disse um porta-voz da Google em comunicado enviado por email à Reuters. |