Os desafios colocados às organizações, num cenário de crescente competitividade e exigência, são cada vez maiores, sendo necessária a introdução progressiva da qualidade e da rapidez no acesso e processamento de informação ao menor custo
Nas organizações de sucesso, o mesmo é atingido se forem obtidos desempenhos acima das expectativas, sendo este um processo de evolução incremental. Por outro lado, o contexto económico obriga a que as organizações reduzam rapidamente os seus custos, colocando aos gestores enormes desafios:
Um dos desafios mais importantes da atividade “gerir informação” é o de evitar ao máximo o aparecimento de ilhas, ou seja, blocos isolados que não permitem a sua integração nas mais variadas vertentes da organização. A informação que é produzida a partir de ilhas nos computadores pessoais, partilhas de rede, serviços cloud, clientes de e-mail e intranets (desde uma simples folha de cálculo, uma mensagem de e-mail, um documento digitalizado, um vídeo, etc.), webmeetings, chats ou feeds de redes sociais pessoais ou empresariais, acabam por constituir- se como objetos incapazes de serem combinados entre si, o que não só dificulta o seu uso, como também não permite a análise interativa de todos os aspetos com eles relacionados. É neste contexto que penso que as plataformas integradas que reúnem ferramentas e metodologias de Machine Learning, RPA, AI, Content Services e BPM podem ter um contributo importante desde que enquadrados, pensados e contextualizados em tópicos emergentes como:
Posto isto, penso que o engagement, o trabalho social e a colaboração (vistas como práticas – algo que as pessoas fazem – e não como tecnologias) são dos fatores mais determinantes para o desenho da forma (shape) que as organizações vão assumir no futuro próximo. Estou totalmente convencido de que as ferramentas e metodologias de Machine Learning, RPA BPM, Content Services e AI em geral, implementadas num contexto de uma plataforma integrada, terão um papel determinante no suporte a esta mudança cultural pela via da promoção da capacidade dos diversos sistemas de suporte à decisão poderem aceder a diversos tipos de informação, provenientes das mais diversas fontes, integrando-a com os sistemas existentes, não como substituta, mas como complemento. Neste contexto, acredito ainda que o tema Plataforma integrada vs Point Solutions (várias aplicações especializadas) deverá ser tida em grande atenção devido às enormes diferenças de escalabilidade, resiliência tecnológica, custos de integração, flexibilidade e custo total de operação. Acredito que com as ferramentas certas, nomeadamente plataformas integradas de low-code como as plataforma de Intelligent Automation da Kofax e os serviços cloud Azure da Microsoft, entre outros similares, as empresas terão um poder transformador enorme, onde se criarão com rapidez e a baixo custo oportunidades de simplificar a forma como as empresas e todos os seus stakeholders irão interagir com os novos processos de negócio, novos fluxos de documentos e nova tarefas de forma tendencialmente “Touchless”. À velocidade que o Novo Normal exige!
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