Estudo da Accenture indica que as empresas já se estão a deparar com uma realidade muito diferente daquela em que normalmente operavam
O novo estudo da Accenture, que conta com a participação de 24 mil consumidores e 4.650 executivos e C-Level em 35 países, incluindo Portugal, revela que o “Metaverse Continuum” – um novo espectro de mundos, realidades e modelos de negócio potenciados digitalmente - está a redefinir a forma como o mundo trabalha, opera e interage. De acordo com a Accenture Technology Vision 2022, “Meet Me in the Metaverse: The Continuum of Technology and Experience Reshaping Business”, as empresas estão a deparar-se com uma realidade muito diferente daquela em que normalmente operavam, à medida que várias tecnologias - como realidade aumentada, blockchain, digital twins e edge computing – estão em conjunto a modificar as experiências humanas. Como parte do estudo, a Accenture entrevistou mais de 4.600 executivos na área de tecnologia em 23 indústrias e em 35 países, incluindo Portugal. Neste estágio inicial, 71% dos executivos acreditam que o metaverso terá um impacto positivo na sua organização e 42% acreditam que será inovador ou transformador. Rui Barros, Managing Director da Accenture, responsável pela área de Technology em Portugal revela que “à medida que a linha entre a vida física e digital das pessoas fica cada vez mais ténue, as organizações têm a oportunidade e a obrigação de construir um metaverso responsável – abordando questões como confiança, sustentabilidade, segurança pessoal, privacidade, acesso e uso responsáveis, diversidade e muito mais. As ações e escolhas que fazem hoje vão preparar o cenário para o futuro”. |