A inteligência artificial mantém o primeiro lugar entre as tecnologias mais impactantes para os executivos de topo e, pela primeira vez, a sustentabilidade ambiental está no top dez das prioridades
O estudo recente da Gartner “2022 CEO Survey – The Year Perspetives Changed” revelou mudanças significativas nas linhas de pensamento dos CEO e executivos sénior em relação às pessoas, propósitos, preços e produtividade em 2022, especificamente em temas como a sustentabilidade, questões relacionadas com a força de trabalho e a inflação. "2022 é o ano em que as perspetivas dos CEO mudaram verdadeiramente", afirma Mark Raskino, research vice-presidente da Gartner. Acrescenta: “a pandemia trouxe para cima da mesa uma série de tendências sociais profundas, como o desejo de mudar a nossa forma de trabalhar e a fragilidade das cadeias de valor globais de longa distância. Mais recentemente, a invasão russa da Ucrânia está a amplificar os fatores macroeconómicos com que os CEO têm de lidar, como a inflação. “Simultaneamente, contudo, a ambição dos CEO em negócios digitais continua a aumentar, inabalável pela pandemia e crises relacionadas". Segundo os dados do estudo, a Inteligência Artificial (IA) é reportada pelos CEO como a tecnologia emergente mais impactante pelo terceiro ano consecutivo. Contrariamente, o metaverso não é relevante para a maioria dos CEO, com 63% a considerar que a realidade não é aplicável ou muito improvável de ser uma tecnologia chave para o seu negócio. "A restante lista de tecnologias impactantes lembra-nos que o 'novo' está nos olhos de quem vê. Nem a digitalização nem o e-commerce, em segundo e quarto lugar, respetivamente, são muito novos numa base relativa. No entanto, estas são tecnologias que muitos líderes empresariais ainda veem como novas e disruptivas nas suas situações", acrescenta o investigador. Adicionalmente, os CEO colocaram pela primeira vez na história do inquérito a sustentabilidade ambiental nas duas dez principais prioridades estratégicas de negócio, chegando ao oitavo lugar – um salto significativo do 14.º lugar em 2019 e 20.º em 2015. "À medida que os líderes empresariais sentem a pressão das principais partes interessadas para fazerem mais sobre a sustentabilidade ambiental, estão a tratar as mudanças necessárias como oportunidades para impulsionar a eficiência do negócio e o crescimento das receitas", menciona o investigador. 74% dos CEO concordaram que o aumento dos esforços ambientais, sociais e de governação (ESG, na sigla em inglês) atrai investidores para as suas empresas. 80% dos CEO pretendem investir em produtos novos ou melhorados durante este ano e no próximo, a sustentabilidade ambiental foi apontada como o terceiro maior impulsionador, apenas atrás do desempenho funcional e da qualidade geral. A sustentabilidade também aparece como um diferenciador competitivo para os CEO em 2022 e 2023, ao mesmo nível do que a confiança da marca entre os inquiridos. 62% dos executivos consideram a inflação geral dos preços uma questão persistente ou a longo prazo. A sua principal resposta à inflação é aumentar os preços (51% dos inquiridos), em vez de responder com produtividade e eficiência (22% dos inquiridos). De facto, a produtividade e a eficiência não estão sequer nas dez principais prioridades empresariais para os CEO este ano. "Quando fazemos questões sobre as duas principais fontes de diferenciação competitiva, apenas 3% dos CEO mencionaram o preço. A Gartner espera que isso mude muito rapidamente, à medida que a inflação aumente”.
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