Meta usa publicações públicas de utilizadores da UE para treinar IA

A Meta vai começar a treinar os seus modelos de IA com publicações públicas de utilizadores da UE esta semana, após garantir a conformidade com o RGPD e oferecer aos utilizadores a opção de exclusão

Meta usa publicações públicas de utilizadores da UE para treinar IA

A Meta vai começar esta semana a treinar os seus modelos de Inteligência Artificial (IA) com base em publicações públicas de utilizadores da União Europeia (UE), depois de ter adiado esta medida no ano passado devido a preocupações regulamentares.

Segundo a empresa norte-americana, serão utilizadas para esse fim as publicações públicas no Facebook e Instagram, bem como as interações dos utilizadores com o chatbot Meta AI. A Meta garantiu que nem as mensagens privadas nem os dados de menores de 18 anos serão usados.

Uma versão limitada do Meta AI foi disponibilizada na UE em março, após o adiamento do lançamento originalmente previsto para junho do ano passado, na sequência de dúvidas sobre a conformidade da utilização dos dados dos utilizadores com o Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados.

Em junho de 2024, a Meta esteve sob investigação do regulador de proteção de dados irlandês, responsável pela supervisão das operações da empresa na UE, quanto à conformidade da sua oferta de IA com os requisitos legais.

De acordo com a Meta, um parecer emitido pelo Conselho Europeu de Proteção de Dados, em dezembro de 2024, confirmou que a sua abordagem original cumpria as obrigações legais previstas.

A partir desta semana, os utilizadores da UE receberão notificações na aplicação e por email a explicar como os seus dados poderão ser usados no treino da IA da empresa, incluindo um link para acederem a um formulário caso pretendam optar por não participar.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 54 Março 2025

IT INSIGHT Nº 54 Março 2025

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.