Mercado de software de gestão de marketing segue trajeto de crescimento nos próximos anos

A IDC indica que, nos últimos anos, o segmento de martech focado nas PME tem visto uma maturação de ofertas dos fornecedores

Mercado de software de gestão de marketing segue trajeto de crescimento nos próximos anos

A IDC prevê que as receitas mundiais de software de gestão de campanhas de marketing (MCM, na sigla em inglês) de Pequenas e Médias Empresas (PME) deverão crescer de 8,5 mil milhões de dólares em 2021 para 14,9 mil milhões em 2026, com uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de cinco anos de 11,9%. Nos cinco principais fornecedores destacam-se as grandes empresas da indústria Salesforce e Microsoft, com uma forte presença em todos os segmentos, seguidas de fornecedores focados em PME como a HubSpot, Mailchimp (Intuit) e Constant Contact. 

Segundo os analistas, ao longo dos últimos anos, o segmento de martech focado nas PME tem visto uma maturação de ofertas com fornecedores que agora fornecem funcionalidades reservadas a clientes empresariais. Automatizações de tarefas com IA integrada, capacidades de colaboração e gestão de projetos, integrações complexas de dados, ferramentas de gestão de conteúdos ou ativos digitais, entre outros, estão a tornar-se comuns à medida que os utilizadores de PME exigem plataformas mais robustas.

Atualmente, as PME têm necessidades de marketing complexas e maduras. Para serem bem sucedidos, os fornecedores devem fornecer plataformas poderosas e de nível empresarial em formatos fáceis de implementar, integrar e otimizar”, afirma Roger Beharry Lall, diretor de investigação em Marketing Applications for Growth Companies da IDC.

Assim, para se manterem competitivos no mercado das PME, os fornecedores de MCM terão de demonstrar uma nova e significativa diferenciação de valor para os seus utilizadores, reflete a IDC. As áreas-chave que preocupam estes utilizadores incluem:

  • Demonstração de valor e transparência, pelo que os fornecedores devem permitir uma visão comum da realização de valor face aos resultados esperados do cliente; 
  • Utilização e simplificação de dados. Os fornecedores que apoiam as PME precisam de desenvolver ferramentas que avancem significativamente a utilização dos dados dos clientes; 
  • Privacidade como oportunidade versus restrição, pelo que os fornecedores que permitem às marcas estabelecer padrões mais elevados e superar as expectativas dos clientes em relação às suas práticas de dados proporcionarão uma vantagem competitiva;
  • Mais personalização. Os fornecedores de tecnologia precisam de permitir capacidades de personalização mais holísticas que representem um valor final mais significativo, enquanto estão atentos à transparência nas práticas de recolha de dados;
  • Capacidades avançadas de automatização, com inteligência artificial, machine learning e soluções de low-code e no-code para ajudar os clientes de PME a automatizar tarefas simples e melhorar o desempenho da ferramenta, alavancando os dados;
  • Expansão através de Tech Stack: os fornecedores de MCM devem oferecer uma plataforma multifuncional maior que ajuda a reduzir a complexidade e o tamanho do stack de tecnologia de marketing;
  • Estabelecer ecossistemas integrados através de múltiplas ferramentas, para satisfazer os requisitos de nicho dos marketers de PME.
Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 52 Novembro 2024

IT INSIGHT Nº 52 Novembro 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.