Segundo a IDC, as receitas de comunicações unificadas e colaboração cresceram 6,9% no segundo trimestre de 2023 em todo o mundo
De acordo com a IDC, verificou-se um aumento das receitas mundiais no mercado de Comunicações Unificadas e Colaboração (UC&C) em 6,9% ano após ano e 2,4% sequencialmente para 15,9 mil milhões de dólares no segundo trimestre de 2023. Enquanto isto, as receitas a nível global de Plataforma de Comunicações como Serviço (CPaaS) cresceram 13,2% ano após ano e 4,6% sequencialmente, atingindo 3,8 mil milhões no mesmo período. Para o ano completo de 2023, a receita mundial de UC&C deverá registar um crescimento de 8,6% ano após ano, para 64,7 mil milhões de dólares, segundo o Worldwide Quarterly Unified Communications and Collaboration Tracker da IDC, representando uma revisão acima de cerca de 500 milhões comparativamente às previsões do trimestre anterior. A nível de volume (unidades/linhas/licenças/assentos), a IDC revela que o mercado de UC&C numa escala mundial cresceu 11,4% ano após ano e 2,9% sequencialmente no segundo trimestre deste ano, atingindo 620,7 milhões de dólares. A diferença entre as taxas de crescimento do valor e do volume aumentaram significativamente em comparação com o trimestre anterior, o que, segundo a IDC, indica uma pressão descendente sobre os preços por unidade vendida. No que diz respeito às empresas de UC&C, verificou-se um aumento das receitas deste segmento da Microsoft em 20% ano após ano, para 6,8 mil milhões no período em questão, o que representa uma participação de mercado de 42,8% - um aumento de 40 pontos base em relação ao primeiro trimestre de 2023. Já a receita de UC&C da Zoom registou um crescimento de 2,5% ano após ano no segundo trimestre do ano, atingindo 1,1 mil milhões de dólares. A empresa teve uma participação de mercado de 6,8%, mantendo-se estável comparativamente ao período homólogo anterior. Por sua vez, a IDC revela uma queda das receitas de UC&C da Cisco em caiu 19,3% ano após ano para 951 mil milhões; no entanto, a sua participação cresceu em 11 pontos base em relação ao primeiro trimestre do ano, para 6%. “As necessidades de colaboração remota continuam a crescer e a evoluir com a dinâmica de mudança liderada pelo retorno ao trabalho, juntamente com novas inovações dos fornecedores, especialmente na frente da Inteligência Artificial (IA)”, afirma Jitesh Gera, research manager, Unified Communications and Collaboration da IDC. “Além disso, as soluções de comunicações unificadas como serviço (UCaaS) em nuvem pública integradas à telefonia continuam a ter forte procura, à medida que as empresas procuram cada vez mais unificar os seus canais de comunicação de funcionários e clientes com uma base sólida em voz”, acrescenta Gera. “O mercado de hardware está atualmente em fluxo, à medida que os fornecedores procuram desenvolver equipamentos inovadores para salas de reunião para compensar o declínio acentuado nos telefones IP e nos sistemas de videoconferência empresariais”. Segundo a IDC, verificou-se uma recuperação do mercado de Plataforma de Comunicações como Serviço (CPaaS) no segundo trimestre de 2023, após o declínio sequencial registado no trimestre anterior. “Este segmento está evoluindo à medida que os compradores se concentram em benefícios tangíveis, bem como na automação em uma ampla gama de Canais”, refere Courtney Munroe, research vice president, Worldwide Telecommunications Research da IDC. A IDC considera que este é um segmento desafiador para fornecedores de CPaaS. No entanto, o Messaging continua a representar a maior parte do mercado, mantendo a sua participação de 67% no segundo trimestre do ano. Para o ano inteiro de 2023, as projeções da IDC preveem um crescimento de 12,4% ano após ano das receitas de CPaaS, com 15,6 mil milhões de dólares – uma revisão inferior de 127 milhões em relação à previsão do trimestre anterior Relativamente às empresas de CPaaS, a Twilio mantém o seu lugar de líder do mercado mundial, com uma participação de 24,1%, o que corresponde a um aumento de 68 pontos base em relação ao primeiro trimestre de 2023. As receitas da Twilio ultrapassaram os 913 milhões de dólares no 2T23, registando um crescimento de 15,8% ano após ano. Em segundo lugar, segue-se a Sinch com 15,8% de participação de mercado, uma queda de 49 pontos base em relação ao trimestre anterior. A receita da empresa cresceu 0,8% ano após ano, para 600 milhões de dólares no segundo trimestre do ano, segundo a IDC. |