Previsão aponta para uma criação de receitas na ordem dos 393,44 mil milhões de dólares em 2032 para o mercado de inteligência artificial na cloud, com um crescimento anual de 30,1%
O mercado de Inteligência Artificial (IA) na cloud está projetado crescer a uma taxa anual composta (CAGR) de 30,1% entre 2025 e 2032, de acordo com um novo relatório da Verified Market Research. O mesmo relatório aponta que, em 2024, este mercado gerava receitas na ordem os 48,22 mil milhões de dólares e prevê que, em 2032, o mesmo mercado gere 393,44 mil milhões de dólares. O mercado global de IA na cloud está a assistir a uma expansão robusta, impulsionada pelas tendências de transformação digital, ofertas de IA como serviço e adoção acelerada da cloud empresarial. As empresas estão a acelerar a transformação digital para manter a competitividade, resultando na utilização generalizada de plataformas de IA baseadas na cloud. Estas tecnologias melhoram a eficiência operacional, automatizam operações complexas e facilitam a análise em tempo real. A procura por tecnologias nativas em cloud adaptáveis, escaláveis e inteligentes está a aumentar rapidamente em vários setores onde a agilidade e a tomada de decisões baseadas em dados são essenciais para o sucesso. IA como um serviço está a ganhar popularidade devido à sua capacidade de fornecer ferramentas avançadas de IA, como machine learning, visão computacional e processamento de linguagem natural sem gastos substanciais. As organizações obtêm vantagens com despesas reduzidas de implementação, implementação rápida e acesso on-demand a tecnologias avançadas. Este paradigma capacita as pequenas e médias empresas a competir com entidades de maior dimensão, integrando eficazmente inteligência artificial nas suas operações, marketing e processos de apoio ao cliente. As organizações estão a utilizar a IA baseada na cloud para uma interação sofisticada com o consumidor através de chatbots, sistemas de recomendação e ajuda assistida por voz. Estes produtos com tecnologia de IA proporcionam experiências personalizadas, aumentam a satisfação do cliente e otimizam os processos de venda. A implementação baseada na cloud facilita a escalabilidade e as atualizações instantâneas, permitindo às organizações monitorizar as tendências comportamentais, antecipar as necessidades dos clientes e fornecer serviços proativos, resultando numa maior retenção e fidelização do cliente. |