Na Europa o número de utilizadores de comércio digital B2C tem crescido constantemente. Previsões apontam para 552 milhões de utilizadores em 2024
Grandes economias europeias como a Noruega, o Reino Unido, a Alemanha e os Países Baixos contam com grandes percentagens de comércio eletrónico, rondando os 80%, enquanto os países do sul e leste europeu ainda têm muito potencial para explorar. O estudo, realizado por uma consultora alemã, revela que as receitas de e-commerce têm crescido na Europa. Depois de 2023, onde se verificaram receitas de 621 mil milhões de dólares, em 2024 é esperado bater-se um novo recorde, podendo chegar aos 659 mil milhões de dólares. A longo prazo, as previsões permanecem otimistas, sendo que o mercado poderá atingir mais de 750 mil milhões de dólares até 2027. Isto significa que a tendência do comércio digital na Europa é ascendente. O número de utilizadores de e-commerce B2C na Europa tem vindo a aumentar e as perspetivas são de continuar esse crescimento, com 552 milhões esperados no fim de 2024. O aumento dos utilizadores sugere que as empresas necessitam de ajustar as suas estratégias para poderem responder à mudança de uma base de consumidores maior e com maior diversidade. Dentro dos países mais atrasados na implementação do comércio digital, a Irlanda destaca-se com uma percentagem de 33%, seguido da Chéquia com 30% e da Bélgica com 29%, existe também um grupo de países com uma percentagem de 20%, demonstrando um ambiente coeso no e-commerce entre os diferentes países, e sugere, ao mesmo tempo, que existem oportunidades de crescimento e uma entrada no mercado digital em toda a Europa. |