O relatório Connected Financial Services Report destaca a importância da inteligência artificial e dos agentes de IA para melhorar a experiência do cliente
Segundo o mais recente Connected Financial Services Report da Salesforce, menos de metade dos consumidores sentem-se completamente satisfeitos com aquilo que os bancos, as seguradoras e os consultores de gestão de património oferecem. O relatório tem como base um inquérito global com 9.500 consumidores de instituições de serviços financeiros (FSI). Os consumidores relatam com frequência que as taxas, tarifas e preços competitivos são o que os mantêm às suas instituições de serviços financeiros. Com a descida das taxas de juro e novos incentivos atraentes que chamaram clientes nos últimos anos, ou o serviço diferenciado ao cliente e as experiências digitais, estão a receber uma atenção renovada. De acordo com o relatório, as FSI podem conquistar clientes através de serviços e ferramentas de destaque. Na verdade, 46% dos consumidores, o que inclui 55% dos que ganham mais de cem mil dólares por ano permaneceriam com uma FSI que proporcionasse uma excelente experiência do cliente, mesmo que este aumentasse as suas taxas. Apenas 41% dos clientes de gestão de património estão completamente satisfeitos com a velocidade e eficácia do atendimento ao cliente das instituições. Os agentes de Inteligência Artificial (IA) oferecem uma oportunidade única para as FSI diferenciarem as suas experiências digitais em relação à concorrência, enquanto também aumentam a eficiência e reduzem os custos. Segundo o relatório, metade dos consumidores espera que a IA tenha mais impacto nas suas relações com as FSI do que outras indústrias, e apenas 8% pensa que as FSI vão estar atrasadas em relação à implementação de IA. “As soluções de agentes de IA, como o Agentforce, vão ampliar uma força de trabalho digital especializada e ilimitada para as instituições financeiras”, relata Eran Agrios, SVP & GM of Financial Services da Salesforce. “Imagine FSI que disponibilizam um bancário digital pessoal, consultor ou agente a cada um dos seus clientes, 24 horas por dia, sete dias por semana, para responder a perguntas como ‘Estou a poupar o suficiente para a reforma?’ ou ‘Posso pagar esta viagem?’, sem esperar. Esta é a escala que é possível”. Um estudo relacionado sobre consumos globais revelou ainda a importância crítica da transparência à medida que empresas de todos os setores adotam os agentes. Quase três quartos (73%) dos consumidores referem que é importante saber se estão ou não a comunicar com um agente. |