Segundo a Agenda de Pagamentos Digitais 2023, da Checkout.com, as empresas devem se associar a um fornecedor de serviços de pagamento de última geração, uma vez que a mudança nos pagamentos durante os próximos meses é inevitável
A Checkout.com previu, juntamente com nove especialistas em pagamentos, as tendências do setor na sua Agenda de Pagamentos Digitais 2023, para decifrar o papel dos pagamentos ao longo deste ano. Os especialistas acreditam que a mudança durante os próximos meses é inevitável, e as empresas devem preparar os seus métodos de pagamento para o futuro, associando-se a um fornecedor de serviços de pagamento de última geração que ajude as entidades a adaptarem-se a estas mudanças, com tecnologia flexível e revisões periódicas dos sistemas. Na Agenda, a Checkout.com destaca que:
Os pagamentos são o motor de valor das empresas digitais e o seu sucesso depende da resolução de problemas, da inovação e da estratégia, indicam os especialistas. Desta forma, ajudam a desbloquear rendimentos, reduzir custos e contribuir para a estratégia empresarial. Apostar na inovação em métodos de pagamento significa grandes oportunidades para as empresas otimizarem as suas linhas de rendimentos existentes, além de poder desbloquear outras novas. Atualmente, 68% das marcas já estão a investir na melhoria das tecnologias de pagamento com o objetivo de melhorar o seu futuro.
Em situações económicas incertas, aperfeiçoar o rendimento dos pagamentos online deve ser prioritário para as empresas, e isto ficou patente com o aumento das vendas online durante a pandemia. O ponto-chave para otimizar os pagamentos é minimizar as falsas rejeições, isto é, quando por erro se rejeita de forma involuntária o pagamento de um cliente. De acordo com um estudo da Checkout.com, apenas um quarto dos retalhistas atinge percentagens de autorização de 90 % ou superior.
Em épocas conturbadas costumam aumentar as fraudes. À medida que nos aproximamos de períodos de incerteza económica, os índices de fraude aumentam. De acordo com um estudo efetuado pela Checkout.com, 27 % das lojas eletrónicas já sofreram um aumento das taxas de devolução de pagamentos, e 19 % afirmam ter sofrido fraudes de quantidades significativas. Para poder delimitar estas fraudes, tal como especificado na Agenda de Pagamentos Digitais 2023, teremos de seguir 4 pontos de ação: analisar e identificar qualquer ponto fraco nas variáveis de fraude; personalizar totalmente a proteção contra a fraude; implementar uma solução que utilize a aprendizagem automática (Machine Learning); e utilizar uma abordagem de autenticação a vários níveis.
Durante os últimos anos, vimos uma evolução na forma de efetuar os pagamentos digitais. Os utilizadores inclinam-se cada vez mais pelos porta-moedas digitais e pelo formato “Compre Agora e Pague Depois” (BNPL, sigla em inglês). O desafio deste ano para os comerciantes continua a ser garantir e oferecer o método de pagamento adequado, no canal adequado, ao consumidor adequado e no momento adequado para criar a melhor oportunidade de converter esse cliente. Um estudo da Checkout.com garante que é provável que 56 % dos consumidores que não podem pagar com o seu método de pagamento preferido abandonarão o carrinho. Por seu lado, 27 % dos consumidores entre os 18 e os 24 anos esperam utilizar o método BNPL com regularidade para pagar as compras, enquanto 53 % dos consumidores britânicos e 43 % dos consumidores norte-americanos utilizaram um porta-moedas digital para pagar as compras no ano passado.
A inovação nos métodos de pagamento está ligada à inovação no modelo de negócio das empresas. De acordo com dados da Checkout.com, um terço das lojas quer criar uma plataforma de mercado para oferecer aos clientes uma gama mais ampla de produtos e serviços. |