Relatório aponta que 80% das organizações do setor do turismo já está a utilizar inteligência artificial para melhorar a experiência dos seus clientes
O setor do turismo e viagens está a desenvolver-se para um futuro onde a tecnologia vai desempenhar um papel crucial, especialmente no que diz respeito à Inteligência Artificial (IA). Uma grande parte das empresas do setor (40%) destacam que uma das principais razões para a integração de IA nas operações é a de melhorar o conhecimento, o relacionamento e a experiência do cliente. A conclusão vem da análise setorial do relatório Ascendant da Minsait (Indra) que, numa análise denominada ‘IA: radiografia de uma revolução em curso’, analisou o grau de adoção em empresas privadas e instituições públicas. O impacto da tecnologia no turismo é de tal forma promissor, que 80% das empresas do setor já utilizam IA em pelo menos uma área específica das suas operações diárias. Luís Monção, diretor de Indústria e Consumo da Minsait em Portugal, salienta, em comunicado, que “a inteligência artificial emerge como um fator essencial para impulsionar as operações, a inovação e a melhoria contínua no setor de Turismo e Viagens nos próximos anos. As empresas mais bem preparadas para liderar num futuro mais competitivo e dinâmico, serão aquelas que comecem a adotar e a integrar esta transformação em primeiro lugar, de forma estratégica e eficaz”. De acordo com o relatório Ascendant, a área onde o setor do Turismo e Viagens está a experimentar mais com a inteligência artificial é na gestão de reservas e venda de serviços turísticos, com 33% das empresas a desenvolver casos de uso específicos, como sistemas de recomendação hiperpersonalizados. Entre outros casos de uso específicos, verifica-se que um terço das empresas do setor utiliza a IA para a gestão de operações de logística e hospedagem, ou para a promoção turística. Por outro lado, 22% utiliza a tecnologia para melhorar a experiência e o serviço ao cliente no destino, assim como para a gestão de frotas e rotas, ou para a gestão de inventários. A gestão de incidências e o controlo de carga e descarga de aeronaves são outros pontos de intervenção e casos de uso da tecnologia na indústria do turismo. Um dos principais benefícios da implementação de IA no setor prende-se com a otimização de processos, que para além de aumentar a eficiência operacional e a produtividade, um dos principais motivos de integração para 67% das empresas, também permite melhorar significativamente a qualidade e a personalização da experiência do cliente. No final, estes ganhos são traduzidos numa maior conversão e fidelização, características estratégicas que podem marcar a diferença nos próximos anos. O relatório destaca ainda que, em todas as empresas relacionadas com viagens e turismo, a IA é capaz de analisar, tirar conclusões, identificar padrões e desenvolver ações. No entanto, a captação de talento com conhecimentos avançados ou a falta de mecanismos de governação e segurança, são algumas das barreiras que dificultam a incorporação desta tecnologia. O impacto da tecnologia de IA na cadeia de valor do setor do turismo é significativo. Atividades básicas como a identificação de tendências emergentes, a gestão de reservas e atividades, ou também na área do marketing têm-se transformado com a implementação de análises preditivas, sistemas de recomendação e processamento automatizado, bem como algoritmos de segmentação e chatbots capazes de personalizar as interações. O relatório Ascendant destaca igualmente o papel da inteligência artificial na adoção de práticas responsáveis na indústria hoteleira, capazes de enfrentar os desafios da sustentabilidade, com casos de uso específicos no âmbito ESG, como a implementação de sistemas de gestão ambiental inteligente em hotéis. |