Maioria das empresas de turismo já utilizam IA

Relatório aponta que 80% das organizações do setor do turismo já está a utilizar inteligência artificial para melhorar a experiência dos seus clientes

Maioria das empresas de turismo já utilizam IA

O setor do turismo e viagens está a desenvolver-se para um futuro onde a tecnologia vai desempenhar um papel crucial, especialmente no que diz respeito à Inteligência Artificial (IA). Uma grande parte das empresas do setor (40%) destacam que uma das principais razões para a integração de IA nas operações é a de melhorar o conhecimento, o relacionamento e a experiência do cliente. A conclusão vem da análise setorial do relatório Ascendant da Minsait (Indra) que, numa análise denominada ‘IA: radiografia de uma revolução em curso’, analisou o grau de adoção em empresas privadas e instituições públicas. O impacto da tecnologia no turismo é de tal forma promissor, que 80% das empresas do setor já utilizam IA em pelo menos uma área específica das suas operações diárias.

Luís Monção, diretor de Indústria e Consumo da Minsait em Portugal, salienta, em comunicado, que “a inteligência artificial emerge como um fator essencial para impulsionar as operações, a inovação e a melhoria contínua no setor de Turismo e Viagens nos próximos anos. As empresas mais bem preparadas para liderar num futuro mais competitivo e dinâmico, serão aquelas que comecem a adotar e a integrar esta transformação em primeiro lugar, de forma estratégica e eficaz”.

De acordo com o relatório Ascendant, a área onde o setor do Turismo e Viagens está a experimentar mais com a inteligência artificial é na gestão de reservas e venda de serviços turísticos, com 33% das empresas a desenvolver casos de uso específicos, como sistemas de recomendação hiperpersonalizados.

Entre outros casos de uso específicos, verifica-se que um terço das empresas do setor utiliza a IA para a gestão de operações de logística e hospedagem, ou para a promoção turística. Por outro lado, 22% utiliza a tecnologia para melhorar a experiência e o serviço ao cliente no destino, assim como para a gestão de frotas e rotas, ou para a gestão de inventários. A gestão de incidências e o controlo de carga e descarga de aeronaves são outros pontos de intervenção e casos de uso da tecnologia na indústria do turismo.

Um dos principais benefícios da implementação de IA no setor prende-se com a otimização de processos, que para além de aumentar a eficiência operacional e a produtividade, um dos principais motivos de integração para 67% das empresas, também permite melhorar significativamente a qualidade e a personalização da experiência do cliente. No final, estes ganhos são traduzidos numa maior conversão e fidelização, características estratégicas que podem marcar a diferença nos próximos anos.

O relatório destaca ainda que, em todas as empresas relacionadas com viagens e turismo, a IA é capaz de analisar, tirar conclusões, identificar padrões e desenvolver ações. No entanto, a captação de talento com conhecimentos avançados ou a falta de mecanismos de governação e segurança, são algumas das barreiras que dificultam a incorporação desta tecnologia.

O impacto da tecnologia de IA na cadeia de valor do setor do turismo é significativo. Atividades básicas como a identificação de tendências emergentes, a gestão de reservas e atividades, ou também na área do marketing têm-se transformado com a implementação de análises preditivas, sistemas de recomendação e processamento automatizado, bem como algoritmos de segmentação e chatbots capazes de personalizar as interações.

O relatório Ascendant destaca igualmente o papel da inteligência artificial na adoção de práticas responsáveis na indústria hoteleira, capazes de enfrentar os desafios da sustentabilidade, com casos de uso específicos no âmbito ESG, como a implementação de sistemas de gestão ambiental inteligente em hotéis.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 52 Novembro 2024

IT INSIGHT Nº 52 Novembro 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.