No dia 18 de abril, a cidade do Porto vai receber a conferência Tudo Sobre eCommerce 2020 e procura otimizar a conversão em eCommerce
A cadeia de valor no mercado nacional de logística mostra que “não existem players suficientes” vocacionados para as necessidades atuais do ecommerce português, o que o torna “pouco competitivo”. Não obstante, as empresas portuguesas “estão em franca transformação digital”, desde a “desmaterialização de processos, ao investimento em tecnologia, abertura de lojas online e marcas direct to consumer”, e o setor retalhista, sintonizado com o formato de venda em Omnicanal, “já integra claramente – e bem, em muitos casos - produtos, processos e pessoas entre o online e offline”. A análise é de Vera Maia, mentora da plataforma Tudo Sobre eCommerce, uma das consultoras de referência no desenvolvimento de projetos de comércio eletrónico em Portugal, em contexto de arranque organizativo da Conferência Tudo Sobre eCommerce 2020 - jornada de reflexão setorial que tem recebido crescente interesse de profissionais ligados aos segmentos de logística e transportes de várias empresas, de diversos setores de atividade. A 3.ª edição está agendada para 18 de abril, no Auditório da Ordem dos Contabilistas Certificados, no Porto, e procurará ir ao encontro de um dos maiores anseios dos marketers e demais técnicos da área: como otimizar a conversão em ecommerce. Se a logística portuguesa orientada para o comércio eletrónico carece de mais operadores e concorrência, em quantidade e qualidade – ao ponto de “mais de 95% das empresas com as quais a consultora Tudo Sobre eCommerce trabalha optarem por desenvolver a sua logística internamente” -, para Vera Maia, o caso muda de figura no setor dos transportes luso. “A oferta é bastante elevada, tanto em transportadoras que operam em solo nacional como internacional, terrestre e aéreo, e os valores são cada vez mais competitivos. Comparando com o Brasil e a América Latina, temos muita facilidade de integração com as transportadoras e, ainda, uma oferta bastante variada”, argumenta a especialista, uma das caras da Organização que leva à tribuna fazedores e empreendedores - nacionais e estrangeiros - no domínio do ecommerce, para uma jornada de informação e debate (de um dia). |