Literacia e confiança são fundamentais para o sucesso da transformação digital

Um estudo da Xpand IT, em parceria com o grupo AGEAS, abordou o tema do futuro das seguradoras nas experiências mobile

Literacia e confiança são fundamentais para o sucesso da transformação digital

O relatório “Indústria Seguradora: O Futuro das Seguradoras nas Experiências Mobile” foi recentemente lançado pela Xpand IT. A propósito deste estudo, a Xpand IT promoveu uma conversa sobre o futuro da indústria seguradora, os principais desafios e as principais tendências tecnológicas.

A Xpand IT realizou, em parceria com o grupo AGEAS, um estudo dedicado à indústria seguradora. A conversa contou com a participação de Sérgio Viana, Partner & Digital Xperience Lead da Xpand IT; Ângelo Vilela, Country Head Digital do Grupo AGEAS; e Diogo Garrido, Head of Digital Delivery da Médis.

Relativamente ao impacto da pandemia, Ângelo Vilela considera que “a indústria mostrou uma maturidade enorme, mostrando-se bastante sólida e resiliente. Por outro lado, mostrou uma grande preocupação com as pessoas. Isso é importante, porque a essência dos seguros é devolver à sociedade”. Diogo Garrido realçou a importância de funcionalidades como o Médico Online, que “ganharam ainda maior relevância, sendo uma ferramenta muito usada e valorizada pelos nossos clientes, com índices de satisfação altíssimos”.

Vivemos uma altura de grande transparência. Esta é uma ótima altura para cimentar a relação de confiança entre indústria e cliente. Os dados servem para melhorar ainda mais a oferta que queremos dar, cada vez mais personalizada”, destaca Diogo Garrido. Sobre a questão dos dados, “há o desafio das novas fontes (como, por exemplo, os wearables – como destaca Sérgio Viana), mas também o de criar uma estrutura forte, sobretudo para as empresas que não são nativamente tecnológicas, de forma a garantir que a personalização é feita de forma exemplar”, salienta.

Um dos temas da conversa introduzido por Sérgio Viana foi a importância da automação, que Ângelo Vilela considera que se trata de uma “oportunidade de melhorar processos, poupar em custos e por as pessoas a fazer trabalho inteligente, servindo melhor os clientes”. Relativamente ao blockchain, uma tecnologia que, como afirmou Sérgio Viana, terá um papel importante na rastreabilidade e na transparência dos processos em inúmeras indústrias, a opinião foi unânime. Diogo Garrido afirma que se trata de uma tecnologia com “potencial infindável, não só para a indústria seguradora”, mas que ainda não é o momento certo para apostar a 100%. 

Ângelo Vilela realça que “a literacia e a confiança estão a par, não vivem uma sem a outra. Se olharmos para os mercados em que a transformação digital é mais desenvolvida, em que tem mais relevância do ponto de vista de peso de mercado, são mercados profundamente transparentes e em que a literacia financeira é muito mais elevada”.

A indústria seguradora é uma das mais reguladas e Ângelo Vilela afirma que a “regulamentação é pensada tendo como foco a salvaguarda do cliente”, sendo que a regulamentação através do Open banking e PSD2 “permite uma maior abertura à banca”. “É uma oportunidade para os seguros apresentarem uma melhor experiência aos clientes e serem mais relevantes na perspetiva dos clientes num ecossistema bancário”, salienta.

Em relação ao cliente do futuro, na opinião do Digital Xperience Lead da Xpand IT, o consumidor mudou, bem como os seus comportamentos, e a exigência com as empresas e, consequentemente, com as suas aplicações, é cada vez maior. Para Ângelo Vilela, o principal desafio do setor na próxima década passa pelo “desafio da relevância na vida dos clientes. Para se manterem relevantes, as seguradoras têm de manter-se na linha da frente do contacto com o cliente”. “Se não quiserem passar para um patamar de irrelevância, em que simplesmente pagam indemnizações, as seguradoras têm de resolver os problemas em concreto, resolver os problemas das pessoas”, assinala.

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 52 Novembro 2024

IT INSIGHT Nº 52 Novembro 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.