O gigante sueco do mobiliário revelou a sua renovada estratégia para o e-commerce e o digital, que inclui uma experiência de realidade virtual disponível no site da Ikea a partir de hoje, dia 23.
Não é de hoje que a Ikea recorre ao digital para melhorar a experiência de cliente – seja através de chat bots ou de realidade aumentada (a marca foi das primeiras a ter uma aplicação de RA, em 2014). A marca revelou agora um novo posicionamento para o nosso mercado, expresso na assinatura “Não há casa como a nossa” e algumas novidades ao nível do digital. A principal, lançada hoje, dia 23, é uma nova experiência de realidade virtual (RV) disponível no site, em ikea.pt, que visa aproximar os consumidores das soluções que a Ikea exibe em loja, ao permitir visitar virtualmente o ambiente principal do vídeo da nova campanha da Ikea e cinco ambientes de loja, com informação sobre as soluções de mobiliário e decoração apresentadas, que podem ser diretamente incluídas na lista de compras online. O objetivo, explicou Malcolm Hayllet, responsável de Web, E-commerce e Digital, durante a apresentação da nova estratégia, é “levar os consumidores para dentro da loja e diminuir o gap através do digital”. A Ikea, acrescentou, “como qualquer retalhista, tem que se adaptar e acompanhar as expetativas dos seus clientes, assegurando sempre uma experiência qualitativa e inspiradora em qualquer ponto de contacto”. No e-commerce, a Ikea está a simplificar a forma de navegação no site, através de bots que fazem sugestões, e a apostar nos assistentes de voz, a grande tendência do momento, tendo em vista a otimização da pesquisa de produtos no site e a realização de encomendas de um modo mais intuitivo. A marca está ainda a apostar em inteligência artificial através de chat bots que pretende alargar a várias plataformas de social media. A par da nova experiência realidade virtual, a Ikea continua a desenvolver a aplicação Ikea Place, de realidade aumentada, lançada no ano passado para iOS e Android, que permite "experimentar" virtualmente, em 3D, produtos Ikea num qualquer espaço à nossa escolha, que pode ser o escritório ou a sala lá se casa.
|