Sistemas de identidade móvel contactless alcançaram 319,1 milhões de utilizadores a nível global e um novo estudo prevê um crescimento de 31%, para 419 milhões de utilizadores em 2022
As mudanças nos hábitos dos consumidores vieram para ficar e, com o decorrer da pandemia, a tecnologia revelou-se uma forte aliada para ultrapassar uma enorme variedade de desafios. Com o advento da vacina e os confinamentos, foi criada a necessidade de implementar sistemas de identidade digital para proceder à verificação de credenciais pessoais, através de plataformas móveis. É nesse sentido que uma investigação da ABI Research indica que em 2021, o volume de utilizadores de sistemas de identidade móvel contactless chegou a 319,1 milhões a nível global, prevendo um crescimento de 31% para 419 milhões em 2022. O estudo calcula, ainda, que a expansão continue até 2026, altura em que a base de utilizadores deverá atingir os 850 milhões de utilizadores mundiais. Este tipo de tecnologia poderá ser não só aplicada ao certificado de vacinação, como ao passaporte, carta de condução e outros documentos de identificação pessoal, disparando o mercado de identidade móvel. Sam Gazeley, analista de segurança digital da ABI Research, nota que "entre 2022 e 2023, a Coreia do Sul, a África do Sul e o Reino Unido vão introduzir ou testar cartas de condução móveis. No que diz respeito ao documento de identificação civil, o fator de forma móvel continua a dominar, com a aplicação a representar 82% de todas as identidades móveis em circulação em 2020. Os programas em destaque incluem os da Estónia, Espanha, Moldávia, Finlândia, Áustria, Bélgica e Turquia. O ID móvel argentino também revela um forte crescimento, acelerado com a pandemia da COVID-19, aumentando as credenciais de identificação móvel em circulação para 653,5 milhões até 2026”. O investigador prevê que este crescimento de baseie em três áreas principais – cartas de condução; identificação civil e credenciais de saúde, com alguns países, como a Estónia, a agregarem a documentação numa única plataforma. Gazeley nota, contudo, que a identidade móvel já estava em expansão antes da pandemia, que terá impulsionado este mercado. |