A empresa dinamarquesa A.P. Moller Maersk e a IBM anunciam uma joint venture que disponibilizará soluções e métodos mais eficientes e seguros para o comércio mundial
O objetivo desta nova joint venture passa por desenvolver uma plataforma de digitalização do comércio mundial, construída em conjunto a partir de padrões abertos e desenhada para todo o ecossistema do transporte marítimo, proporcionando mais transparência e simplicidade aos processos de expedição e acompanhamento de mercadorias entre diferentes fronteiras e zonas comerciais. De facto, as transações comerciais globais continuam a crescer em custo, escala e complexidade. Todos os anos, são transportados mais de 4 biliões de dólares em produtos, e mais de 80% dos bens consumidos diariamente são transportados por via marítima. E estima-se que só o processamento e a gestão da documentação comercial necessária para gerir muitas dessas mercadorias representem 1/5 dos custos reais do transporte físico. De acordo com o Fórum Económico Mundial, ao reduzir algumas barreiras nas cadeias de abastecimento internacional, o comércio mundial poderia aumentar em quase 15%, impulsionando as economias locais e gerando emprego. Incorporar tecnologia Blockchain nesses processos simplificará as transações entre grandes redes e ecossistemas de parceiros. O Blockchain estabelece um registo partilhado e imutável de todas as transações que ocorrem dentro de uma rede e, em seguida, permite que as várias partes tenham acesso a dados confiáveis em tempo real. Ao aplicar esta tecnologia na digitalização dos processos globais de comércio, é possível introduzir uma nova forma de controlo e permissão no fluxo de informações, permitindo que os múltiplos parceiros comerciais colaborarem e estabeleçam uma visão única e partilhada sobre uma transação, sem comprometer detalhes, privacidade ou confidencialidade. A Maersk, líder mundial em transporte de contentores, e a IBM, fornecedora líder em tecnologia Blockchain e em soluções de interoperabilidade e visibilidade de cadeias de abastecimento para empresas, utilizarão o Blockchain para alimentar a nova plataforma, assim como outras tecnologias de código aberto, com base na Cloud, designadamente soluções de Inteligência Artificial, Internet of Things e analítica avançada, disponibilizadas através da Divisão IBM Services, para ajudar as empresas a gerir, movimentar e acompanhar bens e produtos de forma digital através das fronteiras internacionais. Indústrias, companhias de transporte marítimo, transitários, operadores portuários e de terminais, autoridades aduaneiras e, em última instância, também os consumidores, beneficiarão com estas novas tecnologias. A plataforma Blockchain da IBM permite que centenas de clientes e milhares de programadores criem e escalem redes em casos de uso complexos, incluindo pagamentos transfronteiriços, cadeias de abastecimento e identificação digital. A IBM e a Maersk iniciaram esta colaboração em junho de 2016, por forma a desenvolver a tecnologia Blockchain baseada na Cloud. Desde então, várias empresas e autoridades testaram já a plataforma, incluindo a Tetra Pak, a DuPont, a Dow Chemical, o Porto de Houston, a Administração Aduaneira dos Países Baixos ou o Serviço de Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA. Esta joint venture permitirá que a IBM e a Maersk comercializem e disponibilizem as suas soluções a um grupo mais amplo de organizações, sendo que muitas já manifestaram interesse e estão a estudar formas de tirar partido da utilização da nova plataforma. Entre elas estão, por exemplo, a General Motors e a Procter and Gamble, que procuram agilizar as complexas cadeias de valor que operam. Outras autoridades aduaneiras e governamentais, incluindo a Alfândega de Singapura e do Peru, estão a avaliar a possibilidade de usar a plataforma para facilitar fluxos de comércio e otimizar a segurança da cadeia de abastecimento. Os operadores globais de terminais, a APM Terminals e a PSA International, vão usá-la para enriquecer a colaboração portuária e melhorar o planeamento dos terminais. De forma a responder às necessidades específicas da indústria, a Maersk e a IBM irão ainda criar um conselho consultivo para ajudar a otimizar a plataforma e os serviços, com recomendações e comentários sobre questões importantes do setor e impulsionar os padrões abertos. A Maersk e IBM nomearam Michael J. White, ex-Presidente da Maersk Line na América do Norte, como CEO da nova companhia que refere: "Hoje, uma grande quantidade de recursos é desperdiçada devido a processos manuais ineficientes e sujeitos a erros. Os projetos piloto confirmaram as nossas expectativas de que, em todo o setor, há uma procura considerável para se obterem ganhos de eficiência e oportunidades provenientes da racionalização e padronização dos fluxos de informações usando soluções digitais. A nossa missão é aplicar esses conhecimentos de forma a estabelecer uma plataforma totalmente aberta, na qual todos os participantes da cadeia de abastecimento global possam entrar e extrair valor significativo. Queremos expandir ainda mais o nosso ecossistema de parceiros à medida que avançamos para uma solução global.” Numa fase inicial, a nova empresa irá comercializar duas componentes principais, destinadas a digitalizar de forma integral as cadeias de abastecimento globais.
Após as autorizações regulamentares necessárias, prevê-se que as novas soluções da joint venture estejam disponíveis dentro de seis meses. A nova empresa terá sua sede na área metropolitana de Nova Iorque. A plataforma é construída com base na tecnologia IBM Blockchain disponível através da IBM Cloud e potenciada pelo Hyperledger Fabric 1.0, uma estrutura de Blockchain e um dos projetos Hyperledger geridos pela Linux Foundation. |