IA pode aumentar pressões inflacionárias a curto prazo

Bank of Canada alerta que a adoção de inteligência artificial por parte das empresas pode adicionar pressão nos preços a curto prazo

IA pode aumentar pressões inflacionárias a curto prazo

Tiff Macklem, governador do Bank of Canada, afirmou no final da última semana que a adoção de soluções de Inteligência Artificial (IA) por parte das organizações pode acrescentar pressão a curto prazo nos preços ao aumentar a procura, ainda que os efeitos da tecnologia em questão ainda não sejam visíveis.

A curto prazo, a IA poderá impulsionar mais a procura do que aumentar a oferta através de um crescimento mais rápido da produtividade”, referiu Macklem em Toronto, numa conferência sobre IA, citado pela Reuters. “Se isso acontecer, a adoção da IA poderá aumentar as pressões inflacionistas no curto prazo”.

Com o aumento da adoção da IA, os bancos centrais, cujo mandato principal é manter a inflação estável e baixa, têm ponderado como utilizar a tecnologia para melhor prever as alterações nos preços no consumidor e no emprego. Macklem defende que os bancos centrais devem melhor entender como é que a inteligência artificial impacta os trabalhadores, os consumidores, a economia e a inflação.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 52 Novembro 2024

IT INSIGHT Nº 52 Novembro 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.